Alunos da Escola Estadual Malik Didier, localizada no bairro Pedra 90, em Cuiabá, plantaram árvores, realizaram apresentações e atividades educativas durante o Dia Mundial do Meio Ambiente. A unidade também é uma das três do Estado a participar da 7ª edição do projeto “Primavera Plante, o Planeta Agradece!”, idealizado e promovido pela escritora e ambientalista Ana Stoppa.
O evento contou com a participação da secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, e do secretário adjunto de Gestão Educacional e Inovação da Seduc, Odovaldo Forte Daltro.
Conforme o professor de geografia, Edivaldo Oliveira Alves, o projeto interdisciplinar abrangeu alunos de todas as séries da escola. Eles realizaram pesquisas e trabalhos sobre o desastre de Mariana, tema do livro da escritora Ana Stoppa, que conta sobre rompimento da barragem de Fundão, localizada em Minas Gerais, em 5 de novembro de 2015, considerado uma grande tragédia industrial, que causou o maior impacto ambiental da história brasileira.
“Cada série realizou um tipo de atividades, teve documentário, cartazes, apresentações, tudo voltado para a conscientização deste dia tão marcante e também esse desastre que deixou marcas no nosso país”, afirmou.
As alunas Jucine Oliveira, Larissa Gabrielle e Ana Caroline, todas do 3º Ano, realizaram um pequeno documentário para mostrar os impactos ocasionados pelo desastre e também debater sobre possíveis consequências, caso o mesmo ocorresse no Estado.
“A nossa ideia era fazer com que os expectadores sentissem um pouquinho o que os moradores sentiram para entender a gravidade disso tudo, algumas imagens marcam muito. Nós mesmo não tínhamos o conhecimento que tinha sido tão grave”, afirmou Jucine.
Marco Antônio e Digo Flávio, ambos do 7º Ano, participaram do plantio de uma muda de coqueiro. Eles contaram que as pesquisas mostraram a importância de se preservar o meio ambiente.
“Sem as árvores não teria nenhum outro tipo de vida. Ou a gente cuida ou sofreremos as consequências”, afirmou Marco Antônio.
Além do coqueiro foram plantadas amoras e plantas medicinais. Outras mudas ainda foram adquiridas para doação.
Primavera Plante, o Planeta Agradece
A escritora Ana Stoppa doou livros de literatura infantil em forma de kits para a biblioteca das unidades escolares EE Malik Didier, EE José Leite de Moraes e EE Governador José Garcia Neto.
Em 2017, as unidades estaduais EE José Leite de Moraes e EE Governador Jose Garcia Neto participaram do projeto que incentiva a leitura e promove boas práticas ambientais.
Desenvolvido desde 2010, o projeto “Primavera – Plante, o Planeta agradece!” já conta com mais de 25 escolas envolvidas e a participação de aproximadamente 26 mil crianças nos concursos de redação e poesias.
Neste concurso pedagógico criado pela escritora, as crianças são as protagonistas. Elas recebem um Diploma de Amigo do Meio Ambiente, assim com os educadores e as escolas, sendo que os primeiros colocados, indicados pelos estabelecimentos de ensino, são agraciados com medalhas de honra ao mérito e tem seus textos (poesias e redações) publicados em uma Antologia, onde todos os participantes selecionados recebem um exemplar da obra.









