Alunos do IFMT Rondonópolis protestam contra corte de verba da educação

Alunos do IFMT Rondonópolis protestam contra corte de verba da educação

Alunos do IFMT Rondonópolis protestam contra corte de verba da educação

Alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis realizaram nesta quinta-feira (9), uma Assembleia Geral para debater o corte de 30% da verba de custeio da Educação.

Os estudantes vestidos de preto em sinal de luto pela educação, marcaram um protesto para o dia 15 de maio, na Praça Brasil, com o objetivo de sensibilizar a população sobre as dificuldades que os Institutos e Universidades Federais enfrentarão com a falta de recursos.

O corte anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) no IFMT será de mais de R$ 31 milhões. E quase R$ 8 milhões são de emendas parlamentares, cujo dinheiro não será liberado. Esse bloqueio irá atingir principalmente o pagamento de serviços terceirizados, manutenção, segurança, água e luz, o que impacta diretamente a qualidade do ensino.

Para tentar rever essa decisão do governo, os estudantes se reunirão na Praça Brasil, no dia 15 de maio, às 8h com o objetivo de sensibilizar a população. E entre as ações previstas, está a apresentação dos projetos de Pesquisa e Extensão que são desenvolvidos no IFMT Campus Rondonópolis.

Nesta semana, entre os dias 07 e 09, uma reunião entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (Conif), com o apoio do Fórum de Planejamento e Administração (Forplan), está sendo realizada para discutir o impacto desse bloqueio para a instituição.

E na próxima semana o reitor, Willian Silva de Paula, se reunirá com os diretores dos 19 campi do IFMT para definir quais áreas serão mais impactadas.

+ Acessados

Veja Também