Alterações no CPP são discutidas hoje, às 19h, em audiência pública

Delegado Claudinei alerta sobre casos de suicídios entre integrantes da Segurança Pública

Alterações no CPP são discutidas hoje, às 19h, em audiência pública

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a Câmara Federal realizam, hoje (30), às 19h, uma audiência pública para discutir o projeto de Lei n.º 8.045/2010, que altera o Código de Processo Penal (CPP), no que tange as alterações da matéria Inquérito Policial. O evento acontece no auditório Milton Figueiredo do Poder Legislativo mato-grossense.

Entre os convidados da audiência pública está o vice-presidente parlamentar da Adepol, Rodolfo Queiroz Laterza, que também é vice-presidente Parlamentar da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol-Brasil) e diretor da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil – (Fendepol), que vai explanar sobre o tema. Além do representante da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Jean Marco Paccola e a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Sindepol-MT), Maria Alice Barros Martins Amorim e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Mato Grosso (OAB-MT) e do Ministério Público Estadual (MPE).

“O Código de Processo Penal está modernizando, regulamentando algumas questões que já existiam na unidade policial, como o direito ao contraditório dentro de um inquérito policial. O CPP moderniza o processo de investigação. A falta de regulamentação disso faz com que o inquérito seja atacado, com que o inquérito não tenha por vários segmentos não seja considerado com a importância necessária, quando na verdade, o processo criminal, a denúncia toda é feita com base nas provas robustas no bojo do inquérito policial”, avaliou Maria Alice.

Para o presidente da Associação Mato-grossense dos Delegados, José Lindomar, o processo penal é o que rege como que toda a persecução penal será feita. “A nossa lei de Processo Penal é de 1941 e precisa ser atualizada e reformulada. Essa discussão no estado de Mato Grosso com essa audiência pública pode ter certeza que trará grandes ideias para que possamos aprimorar esse processo ainda

O evento foi requerido pelo deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) em parceria com o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (PTB), que é relator-parcial do projeto de lei 8.045/2010, na matéria que versa sobre Inquérito Policial.

PROJETO DE LEI 8.045/2010 – A propositura trata de alterações do Código de Processo Penal, datado de 1941 e que nos seus quase 80 anos de vigência, teve algumas alterações pontuais e inúmeros artigos já revogados. O projeto foi apresentado em 2010, no Senado Federal, pelo então senador José Sarney, e visa uma reforma total do CPP brasileiro, a fim de torná-lo célere, eficiente e adequado à Constituição Brasileira de 1988.

+ Acessados

Veja Também