ALMT realizará audiência pública para prestação de contas do SUS

ALMT define novas regras para regulamentar concessão de diárias

ALMT realizará audiência pública para prestação de contas do SUS

Por requerimento da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizará audiência pública, às 14 horas da próxima terça-feira, dia 9 de abril, para a prestação de contas relativa à gestão do Sistema Único de Saúde no estado.

Para a explanação, deve ser convocado o titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, conforme determinação da Lei Federal nº 141/2012, que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo.

Conforme a lei, o gestor do SUS em cada ente da Federação elaborará relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior, o qual deverá obrigatoriamente conter informações sobre o montante e fonte dos recursos aplicados no período; auditorias realizadas ou em fase de execução e suas recomendações e determinações, bem como acerca da oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria.

Presidida pelo deputado Paulo Araújo (PP) – curiosamente o único que não é médico, embora servidor de carreira da SES -, a comissão tem Lúdio Cabral (PT) na condição de vice-presidente, além dos membros titulares Dr. João (MDB), Dr. Gimenez (PV) e Dr. Eugênio (PSB).

+ Acessados

Veja Também