ALMT promove curso de artesanato com materiais recicláveis no Instituto de Cegos de MT

ALMT promove curso de artesanato com materiais recicláveis no Instituto de Cegos de MT
KAREN MALAGOLI / ALMT

ALMT promove curso de artesanato com materiais recicláveis no Instituto de Cegos de MT

Por meio do Programa Ambientação a Assembleia Legislativa promove curso de artesanato com materiais recicláveis para alunos do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icema). A programação que teve início na manhã de ontem (28), tem duração de três dias e segue até quinta-feiracom diversas oficinas de trabalhos manuais.

“O foco da oficina é mostrar para alunos que é possível reaproveitar materiais que seriam descartados e transformá-los em artigos de utilidade. Eles estão aprendendo a confeccionar itens de decoração como vasos, bandejas e pratos decorativos, além de outros enfeites”, explica a responsável pelas oficinas de reciclagem desenvolvidas pelo programa Zenildes Rodrigues da Silva.

Zenaide destaca que o curso, além de contribuir para criar uma consciência de preservação ambiental, ainda possibilita o desenvolvimento das habilidades cognitivas e artísticas. “A limitação não é uma barreira para o aprendizado e é muito bom ver o comprometimento e a disposição dos alunos em aprender”, fala com orgulho Zenildes.

Para a aluna Elisabeth Alvarenga dos Santos as oficinas de artesanato proporcionam um resgate da autoconfiança e da autoestima com a superação das limitações ao aprender coisas novas. “Eu que já fui professora, antes de perder a visão, sei como é bom aprender coisas”, afirma.

A parceria de cooperação para a realização do curso surgiu depois de uma visita da coordenadora pedagógica do Icemat Suely Gonçalves de Araújo Silva ao Programa Ambientação da ALMT. “Fiquei encantada com os trabalhos desenvolvidos pelo núcleo que trabalha com aproveitamento de materiais recicláveis e poder trazer esse conhecimento técnico para os nossos alunos é muito importante”, afirma. Segundo ela, até então, as oficinas aconteciam entre os próprios alunos que compartilhavam o conhecimento entre eles mesmos.

Suely explica que o instituto que atende 315 alunos, passa por dificuldades. Desde março, quando o estado suspendeu o repasse para combustível do micro-ônibus utilizado para garantir frequência dos alunos, a instituição viu muitos deles pararem de frequentar as aulas por falta de recursos e condições para locomoção e, por isso a instituição precisa de apoio de voluntários. “Todo o apoio para instituição é muito bem vindo”, destaca.

Oficinas do Programa Ambientação: qualquer instituição ou escola pode solicitar a parceria para a realização das oficinas. Os interessados devem enviar memorando para coordenação do programa que faz o agendamento. Mais informações no telefone (65) 3313-6599.

+ Acessados

Veja Também