A modernização dos serviços da administração pública será tema de curso e seminário promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em parceria com a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP).
para capacitar os servidores sobre as mudanças trazidas pela Instrução Normativa nº 5/2017, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão sobre as licitações e contratos públicos.
“O objetivo é atualizar os servidores do poder legislativo estadual quanto às diretrizes implementadas pela norma que definem novos parâmetros e modelos padronizados de editais e contratos para aquisição de serviços terceirizados”, explica o secretario de Gestão de Pessoas Elias Santos.
A abertura acontece nesta quinta-feira (2) com a palestra do ministro substituto do Tribunal de Contas da União (TCU) Weder de Oliveira que vai abordar “O aperfeiçoamento das Contrações de Serviços Pela Administração Publica”.
Além dele o procurador federal Walter Baere de Araújo Filho vai falar sobre “Boas Praticas Administrativas na Contratação de Serviços Pela Administração Pública” e o consultor legislativo do Senado Federal Victor Marcel Pinheiro sobre os “Comentários sobre a Nova Lei de Licitação”.
O evento acontece no auditório Licínio Monteiro, das 13h30min às 19h30min, e é aberto a todos que tiverem interesse, inclusive para o público externo. As inscrições serão feitas no local e a certificação da palestra é pela Escola do Legislativa.
O planejamento da contratação, a gestão e a fiscalização dos contratos, bem como e a medição de resultados serão alvo de discussão e de análise para uma correta adequação nos processos de contratação da ALMT serão temas abordados na capacitação que tem carga horária total de 90 horas.
A programação está dividida em quatro módulos de aulas e cinco seminários que acontecem entre os meses de agosto e setembro. E o primeiro módulo de aulas é de 7 à 10 de agosto.
O secretario explica que o curso é voltado principalmente para servidores que atuam lidam com os processos de licitação, fiscalização de contrato, bem como para pregoeiros, gestores e demais servidores envolvidos no processo de contratação.
As vagas para o curso são limitadas e serão indicadas pelos gestores das unidades administrativas. Já as palestras, ele destaca, são abertas à toda sociedade. Os participantes da capacitação receberão certificado emitido pela ABFP.
Resumo da programação:
Primeiro módulo vai discutir o “Planejamento da Contratação” e tem início no dia 06/08 com o seminário cujo tema central é “A evolução legislativa que ensejou a elaboração da IN SEGES/MP n.º 05/2017”. O palestrante principal é o Ministro do Tribunal de Contas da União Benjamin Zymler. O módulo de aulas é de 7 à 10 de agosto.
Segundo módulo vai abordar o “Planejamento da Contratação” e tem início no dia 13 com o seminário cujo o tema central será “O conteúdo do Projeto Básico ou Termo de Referência na nova IN SEGES/MP n.º 05/2017”. O palestrante principal é o Ministro substituto do Tribunal de Contas da União Augusto Shrman. O modulo de aulas é de 14 a 17 de agosto.
Terceiro módulo vai abordar a Gestão do Contrato e tem inicio no dia 31/08 com o seminário cujo o tema central Contratações eficientes com a nova IN SEGES/MP n.º 05/2017. O palestrante principal é o Ministro do superior Tribunal do Trabalho Douglas Alencar Rodrigues. Às aulas acontecem de 03 a 06 de setembro.
Quarto módulo vai discutir “A Fiscalização do Contrato e o processo de pagamento”. A abertura é no dia 17 com o seminário cujo tema central e “A fiscalização administrativa dos contratos e as atribuições dos gestores e fiscais”.
O palestrante principal é o Ministro do Superior Tribunal de Justiça Marcos Buzzi. As aulas acontecem de 18 à 21 de setembro.
Vale ressaltar que a palestra é aberta para o publico em geral.
A capacitação: Esta é o segundo curso de capacitação que compõe o contrato nº 012/2018/SCCC/ALMT, firmado entre a ALMT e a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP) para oferecer, cursos de aperfeiçoamento aos servidores do Legislativo Estadual. O primeiro curso foi sobre o e-social. Todo o conteúdo programático pode ser acompanhado aqui.





