Além do SEO: como otimizar a experiência do usuário para melhorar o posicionamento do seu site

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Foto de 1981 Digital por Unsplash

Além do SEO: como otimizar a experiência do usuário para melhorar o posicionamento do seu site

Compartilhe:

No efervescente e competitivo cenário digital, otimizar o site do seu negócio para ter um bom desempenho em mecanismos de busca é o primeiro passo dado por muitos empreendedores em busca do sucesso.

Por isso, contratar agência especialista em SEO, sigla para Search Engine Optimization, para qualificar e criar conteúdos adequados a fim de garantir o ranqueamento de sites, é uma ação recomendada por especialistas em marketing digital.

Entretanto, focar apenas em SEO não é o suficiente, pois existem outros aspectos que influenciam o sucesso e o posicionamento do site entre os milhares de resultados exibidos por buscadores como o Google, Bing e outros.

Atualmente, a experiência do usuário, também chamada de user experience (UX), tem se tornado tão importante quanto as técnicas de SEO. Quando colocadas em prática, as estratégias de UX aumentam a satisfação dos usuários do site e contribuem para um ranqueamento superior.

Explorando a relação entre SEO e UX

A relação entre SEO e UX é mais forte do que alguns possam imaginar, visto que mecanismos de busca têm evoluído, levando em consideração mais do que elementos de link building e uso de palavras-chave.

SEO é a prática de otimizar sites para que sejam facilmente encontrados nos mecanismos de busca, por meio de conteúdos relevantes, como artigos contendo co-marketing, que ajudam os usuários a realizar tarefas, esclarecer dúvidas, e encontrar serviços ou produtos.

Por outro lado, a UX é focada na experiência e na jornada do usuário ao interagir com o site. Isso inclui a facilidade de navegação, a rapidez de carregamento da página, a adaptação do design para dispositivos móveis, a clareza dos elementos visuais, e a eficácia das chamadas para ação. Uma boa UX torna a interação com o site agradável e eficiente, incentivando os visitantes a permanecerem mais tempo, explorarem mais páginas e, eventualmente, converterem-se em clientes.

Por exemplo, se você trabalha com venda de seguros, deve deixar a experiência do usuário que vai cotar seguro online muito melhor, de forma que ele preencha o formulário e realmente tenha interesse em finalizar a cotação.

Quando SEO e UX trabalham em conjunto, o resultado é um site que não só atrai visitantes, mas também os mantém engajados e satisfeitos. Um SEO eficaz direciona o tráfego qualificado para o site, enquanto uma UX bem projetada retém esses visitantes, aumentando as chances de conversão.

A sinergia entre SEO e UX é uma receita para o sucesso digital, garantindo que o site não apenas alcance um bom desempenho nos rankings de busca, mas também ofereça uma experiência satisfatória e memorável para o usuário.

Principais elementos de SEO e UX

Fique de olho nos seguintes aspectos do site do seu negócio, pois eles afetam tanto o ranqueamento nos sites de buscas quanto a experiência do usuário e, consequentemente, a impressão que clientes em potencial criarão da sua marca.

Estrutura e navegação do site: um site bem organizado com navegação clara aumenta o engajamento do usuário e incentiva os visitantes a explorar mais páginas, reduzindo as taxas de rejeição e aumentando a duração da sessão.

Não importa o tipo de negócio que você tenha. Por exemplo, se seu site de vendas de doces fitness for fácil e intuitivo de navegar, o consumidor em potencial irá visitar mais páginas, permanecer mais tempo no site e terá menos chances de desistir do seu produto.

Otimização para dispositivos móveis: Com o tráfego de dispositivos móveis ultrapassando o de computadores, é essencial garantir que seu site seja responsivo e fácil de navegar em telas menores.

A indexação mobile-first do Google significa que a versão mobile do seu site é agora o foco principal para fins de classificação. Um site compatível com dispositivos móveis não apenas melhora o seu SEO, mas também proporciona uma melhor experiência do usuário, levando a maior engajamento e conversões.

Velocidade de carregamento da página: As páginas de carregamento lento frustram os usuários e levam a taxas de rejeição mais altas. Ou seja, ao ter que esperar mais do que o normal para ter acesso às informações desejadas, o visitante abandona a página e vai à procura de outro site.

Os motores de busca levam isso em consideração e penalizam sites com tempos de carregamento ruins, o que afeta negativamente as classificações.

Deixe um comentário

Veja Também