Garantir a cidadania e a valorização da cultura indígena através do ensino acadêmico. A partir deste conceito, o prefeito e candidato à reeleição, José Carlos do Pátio (SD), anuncia que pretende trazer a Faculdade Intelectual Indígena para a Universidade de Mato Grosso (UNEMAT), em Rondonópolis. Além disso, o atual gestor destacou as ações que tem feito aos primeiros habitantes da cidade.
Após anunciar que pretende trazer o curso de Medicina ao novo campus da Unemat, o prefeito afirmou que tem o desejo de trazer a faculdade voltada à cultura indígena para Rondonópolis. Para ele, esta é uma forma de enfatizar a importância dos primeiros habitantes da nossa terra.
“Eu quero trazer a Faculdade Intelectual Indígena para Rondonópolis. Acredito que será algo bastante importante, já que a nossa cidade tem um povo político e politizado. Este curso só tem em Barra do Bugres e eu quero trazer aqui para a Unemat de Rondonópolis”, afirmou.
Em parceria com empresários da região, o novo campus da Unemat é construído em uma área de 101 mil m², doada pelo município. A expectativa é que a nova sede da universidade seja entregue no início de 2021. Os recursos provenientes da iniciativa privada estão orçados em R$ 8,7 milhões.
Mais cidadania aos indígenas
O prefeito ainda fez questão de destacar sobre as ações que desenvolveu na atual gestão a favor dos povos indígenas em Rondonópolis. Para ele, garantir a cidadania do povo indígena é defender o direito básico de toda a população.
Na educação, por exemplo, Pátio citou a reforma, ampliação e climatização da Escola Municipal Indígena Leosídio Fermau, localizada na Reserva Tadarimana do povo Boe-Bororo. As obras, que estavam em fase final, não foram finalizadas por conta da chegada da pandemia na cidade.
“Tem dinheiro em caixa. E não importa se eu estiver ou não na prefeitura, eu consegui que este recurso fosse garantido e as obras sejam finalizadas como combinado. Os índios vão ter também escola com quadra coberta, ampliada e com qualidade”, ressaltou.
Além da educação, o prefeito também destacou as ações que desenvolveu na área da saúde. Como na parte odontológica, na qual reformou e climatizou todas as unidades de saúde na Zona Rural e também ampliou o quadro clínico na região.
“Eu mandei profissionais da odontologia para lá. Só de próteses dentárias, foram mais de cem implantadas. Pontes móveis, fixas e dentaduras. Eu resolvi o problema dentário deles tudo. E isso é cidadania. Nosso governo trata nossos irmãos índios com cidadania”, frisou.
Entre outras ações, Pátio destacou a compra de novos equipamentos e maquinários para os povos indígenas. Segundo ele, isso só foi possível através de encontros mensais que promoveu junto a lideranças indígenas. Desta forma, foi possível atender ao máximo às necessidades reais da comunidade.
“Eu estou levando trator e caminhão para os índios. Sementes para plantar roça e horta. Sementes de árvores frutíferas, farinheira e uma caminhonete, destinada exclusivamente ao transporte de profissionais da saúde às terras indígenas”, afirmou.
Por fim, o prefeito e candidato à reeleição frisou a importância dos povos indígenas da região. “Há pessoas que são contra a demarcação da terra dos índios. Eu não vou abandonar nossos irmãos indígenas, porque defender eles é defender o nosso povo.Eles foram fundadores desta terra, lugar que nos dá sustento. Devemos muito a eles”, finalizou.





