Águas do Eixo Leste seguem novamente rumo à Paraíba

Redação PH

Redação PH

Águas do eixo leste seguem novamente rumo à paraíba

Águas do Eixo Leste seguem novamente rumo à Paraíba

O Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco voltou a fluir em direção a Campina Grande (PB) nesta terça-feira (13). O reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB), deve receber maior vazão de água nos próximos três dias, indica oMinistério da Integração Nacional.

"Trabalhamos em 24 horas por dia desde a constatação da ocorrência do vazamento no último sábado (10). Já foram realizados os serviços necessários de drenagem, aterro, e agora estamos concluindo a concretagem do canal para que, ainda nesta noite, o fluxo de água seja liberado", detalhou osecretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério, Antônio de Pádua.

Inicialmente, o trabalho foi de restabelecer a normalidade da pré-operação do sistema e garantir a segurança das comunidades próximas aos canais, com a rápida contenção e reparo do vazamento na região de Custódia (PE). O incidente não causou nenhuma vítima, e a água seguiu por um riacho até chegar ao rio Moxotó, também em Pernambuco.

Acesso à água

O Eixo Leste do Projeto São Francisco garante qualidade de vida a cerca de 700 mil habitantes da Região Metropolitana de Campina Grande, desde a chegada das águas do São Francisco, em abril, ao reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB).

O Projeto São Francisco permitiu que os 18 municípios que fazem parte da região metropolitana de Campina Grande, além de Monteiro, tivessem o regime de racionamento de água reduzido.

Naquela época, o açude registrava 2,9% da sua capacidade máxima. Hoje, o manancial está com 6,3%. Quando atingir 8,2%, já será possível acabar com o racionamento em Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba.

+ Acessados

Veja Também