A conscientização pelo fim da violência contra a mulher é trabalhada frequentemente nos atendimentos realizados na Secretaria Municipal de Assistência Social, mas a campanha é enfatizada no mês de agosto, por ser um período de referência em que se promove ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher, rede de apoio e canais de denúncia.
Visando quebrar o silêncio e fortalecer as mulheres, realizamos palestras de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, de forma que as participantes tenham empoderamento para romper o ciclo da violência e ainda que sejam canal de informação à outras mulheres que possam estar sofrendo violência doméstica. Ao final da palestra, as participantes receberam material orientativo, que evidencia os tipos de violência e os canais de apoio e denúncia.
Além da palestra, os servidores do Centro Conviver e o grupo “Flor Morena” de Ouro Branco do Sul, realizaram apresentações de teatro, simbolizando a violência contra a mulher a também fortalecendo para que as mulheres que sofrem os diversos tipos de violência não se calem e DENUNCIEM.
Auxiliar na luta contra à violência doméstica é um dever de todos nós. Precisamos sim, nos importar com o que acontece em nosso entorno, pois muitas vezes a mulher que sofre a violência não consegue quebrar esse ciclo. Contudo é importante estarmos juntos e não desistir de lutar por mais proteção às mulheres.
A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), completa 16 anos e define que a violência doméstica contra a mulher é crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão.
Se Você mulher sofre agressão ou conhece alguma mulher que sofre violência! Denuncie!
ONDE ENCONTRAR AJUDA:
Ligue 180 – A Central de Atendimento à Mulher é um serviço criado para o combate à violência contra a mulher e oferece três tipos de atendimento: registros de denúncias, orientações para vítimas de violência e informações sobre leis e campanhas.
65 3491 1427 – Centro de Referência da Assistência Social
65 3491 1523 – Secretaria Municipal de Assistência Social
65 99959 6909 – Disque Denúncia da Polícia Militar
197 – Disque Denúncia canal direto do cidadão com a Polícia Civil.