Agentes que atuam nas operações Lei Seca são capacitados para as atividades de fiscalização

Picture of Detran-MT

Detran-MT

Foto: Detran-MT

Agentes que atuam nas operações Lei Seca são capacitados para as atividades de fiscalização

Objetivo é padronizar as atividades e o policiamento especializado de trânsito dentro do projeto de expansão das operações Lei Seca

Compartilhe:

Equipes da Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), em parceria com o Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, estão percorrendo municípios do interior do Estado para capacitar agentes municipais e estaduais de trânsito, guardas municipais, policiais militares, policiais civis, Corpo de Bombeiros, Politec, Polícia Penal e Socioeducativo que atuam nas operações Lei Seca.

A última capacitação aconteceu no dia 11 de novembro, em Nova Mutum. A equipe já percorreu também outros municípios que realizam a operação Lei seca, como Alta Floresta, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Cáceres.

O objetivo é padronizar as atividades de fiscalização e o policiamento especializado de trânsito dentro do projeto de expansão das operações Lei Seca nos municípios do interior para a redução dos sinistros de trânsito e conscientização dos condutores em relação ao ato de dirigir sob efeito de álcool.

Entre as informações repassadas nas capacitações estão: montagem de barreiras, procedimentos de abordagens, atualização da legislação de trânsito, lavratura de flagrantes, instruções sobre o uso do aparelho etilômetro, dentre outras.

Sempre após as capacitações, são realizadas operações de fiscalização nos municípios para colocar em prática os ensinamentos, bem como a ação integrada preventiva “Amigo da Rodada”, em bares e restaurantes locais.

“Nosso objetivo é o aperfeiçoamento da qualidade do serviço que está sendo prestado, do planejamento operacional, além da entrega de materiais de trabalho para uso nas operações. Também realizamos operações nos municípios para observar o que pode ser melhorado nas instruções. É uma troca de experiência entre a equipe de Cuiabá, que é da Câmara Temática de Trânsito, para juntos analisarmos o que é possível agregar no trabalho que já vem sendo executado, considerando a realidade dos municípios”, disse a coordenadora de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Kelli Lopes Félix.

Somente este ano já foram realizadas 277 edições da operação Lei Seca. As operações são comandadas pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com apoio das forças de Segurança do Estado, e tem como principal intuito a redução dos sinistros de trânsito em decorrência da combinação de álcool e direção de veículo.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também