Agentes da Operação Lei Seca são capacitados em Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

agentes da operação lei seca são capacitados em mato grosso

Agentes da Operação Lei Seca são capacitados em Mato Grosso

O curso de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Agentes do Projeto Operação Lei Seca Mato Grosso de Cuiabá e Várzea Grande começou nesta segunda-feira (21.03), às 08h, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). O curso tem como objetivo desenvolver o trabalho preventivo de combate a alcoolemia no trânsito com ações educativas e de fiscalização.

De acordo com o Gerente de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, José Eudes Malhado, a meta para 2016 é intensificar as ações preventivas do Projeto em Mato Grosso com o objetivo de reduzir os altos índices de acidentes de trânsito envolvendo o consumo de bebidas alcoólicas.

“Temos uma meta de ampliação das ações preventivas da Lei Seca em Mato Grosso, mas, antes de expandirmos as atividades do Projeto integrado, buscaremos a capacitação e aperfeiçoamento dos órgãos e instituições que atuam conjuntamente no Projeto Operação Lei Seca para que as atividades sejam implementadas de forma organizada, integrada e participativa permitindo que a interação das instituições obtenham êxito no objetivo maior que é o de salvar vidas”, explicou o Gerente.

José Eudes informa que em março serão capacitados os agentes das cidades de Cuiabá e Várzea Grande, e a partir do mês de abril o curso será expandido para outras localidades no interior do Estado.

O delegado da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), Jeferson Dias, enfatizou que está no Projeto Operação Lei Seca há um ano e tem a oportunidade de criar a cultura do bem, uma nova visão sobre o trânsito. “Há 20 anos colocar o cinto de segurança era uma briga, hoje você entra no carro e o cinto de segurança é a primeira coisa que você coloca. Nesses três dias seremos capacitados para trabalhar no melhor projeto que já trabalhei com a proposta de mudar a cultura no trânsito”, disse.

O Presidente do Detran-MT, Rogers Jarbas, esclareceu que o que move o projeto não é a repressão, mas a implementação de ações educativas, e que a fiscalização, além de ser um excelente mecanismo de prevenção, promove sensação de segurança, tornando o Estado presente.

“O objetivo principal da Operação Lei Seca é a educação. Mesmo durante as ações repressivas, o foco continua sendo a educação. A fiscalização é a consequência de uma ação educativa inicial que não obteve êxito. Os agentes da Operação Lei Seca personificam o Estado, fazendo-o presente, e isso interfere não apenas na segurança viária, mas em toda ordem social”, finalizou.

+ Acessados

Veja Também