Adesão a documentos digitais cresce exponencialmente

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Freepik

Adesão a documentos digitais cresce exponencialmente

Compartilhe:

Os documentos físicos estão se tornando relíquias. Para muitos brasileiros, eles ainda são itens essenciais para se ter no bolso, como é o caso de documentos como a Carteira de Identidade e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entretanto, com a contínua inclusão digital e o acesso facilitado à tecnologia, cada vez mais pessoas estão migrando para as versões digitais desses documentos.

Não por menos, o número de motoristas com CNH no celular cresceu muito nos últimos anos. Entenda melhor esse crescimento e quais os documentos já estão disponíveis na versão digital no texto abaixo.

Carteira Digital de Trânsito

Um dos documentos digitais que mais rapidamente caiu nas graças dos brasileiros é a Carteira Digital de Trânsito (CDT), que é a versão para smartphone da CNH. Desde 2018, esse sistema passou a valer em todo o país, que registrava cerca de 9 milhões de downloads até 2020.

Porém, esse número cresceu de forma acelerada nos últimos anos. Em outubro de 2022, o documento superou a marca de 30 milhões de downloads — um aumento de 233% em relação a 2020. Essa nova marca representa 38% do total de condutores habilitados no Brasil, que atualmente é de 79 milhões de motoristas.

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que faz parte do Ministério da Infraestrutura, o aumento da procura por esse documento tem justificativa. Mudanças recentes realizadas com a CDT ampliaram as funcionalidades e as informações presentes no aplicativo que a contém, permitindo ao motorista, por exemplo, ter tanto a CNH quanto o documento do veículo na palma da mão, dispensando a necessidade de portar as versões físicas.

Outro ponto positivo é que o condutor tem acesso ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), uma ideia que é capaz de beneficiar o motorista. Com ele, órgãos públicos e empresas podem oferecer benefícios aos motoristas que não tiverem cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses. Outra vantagem é que é possível realizar a venda do automóvel por meio digital.

Carteira de Identidade Nacional

Em 2023, está sendo implementado um novo documento digital que em breve deve ser aderido por boa parte dos brasileiros. Trata-se da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que irá substituir o documento de identidade Registro Geral (RG). No momento, a CIN está disponível em apenas quatro estados do país: Acre, Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina. Ainda não há um número aproximado de pessoas que possuem a versão digital desse documento.

A CIN reúne muitos dos dados principais que cada pessoa deve ter. Ela inclui informações sobre nome da pessoa ou nome social, sexo, CPF, data de nascimento, nomes da mãe e do pai, nacionalidade ou naturalidade e órgão expedidor (com local e data de emissão). Ela ainda tem informações sobre tipo sanguíneo e doação de órgãos, assinatura do titular (caso seja apto) e um QR Code para validação eletrônica.

A CIN está disponível, além da versão digital, também na versão física. Ela já pode ser utilizada como documento de identidade em países que fazem parte do Mercosul. Anteriormente, a mudança da carteira antiga para a CIN tinha sido estabelecida como obrigatória até o início de março. Porém, como esse processo ainda está em fase de desenvolvimento ou de testes em muitos estados, o prazo para que todos emitam o novo documento foi prorrogado até 6 de novembro de 2023.

Outros documentos digitais

Já é possível também realizar a migração para a versão digital de outros documentos importantes e úteis para os brasileiros. Por exemplo, no aplicativo oficial do Governo Federal, é possível consultar o número da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) utilizando o CPF. Desde 2019, em muitos casos a versão física não é mais necessária para contratação.

O Exército Brasileiro também disponibiliza algumas versões dos documentos importantes para os homens. Entre eles, estão o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Alistamento Militar (CAM) e o Certificado de Reservista (CR).

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp