Adalto de Freitas recebe equipe de governo para debater melhorias na saúde pública

temer recebe notificação de denúncia que pode custar seu mandato



Odeputado Adalto de Freitas (SD) recebeu nesta quarta-feira (07), na Assembleia Legislativa, os representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, Karem Dall “Acqua Vargas, Wagner Simplício e Fernanda Soares Sousa. A equipe do Executivo apresentou um esboço de um trabalho que pode ser implementado no Estado a fim de melhorar a gestão no setor de saúde. O projeto trata da Cooperação Técnica Internacional de Mato Grosso com uma agência especializada na gestão de saúde pública, conhecido como Unops (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos).

“Nesta apresentação queremos mostrar que está sendo elaborado um novo caminho do governo para essa questão da saúde, que á área mais sofrida do Estado. O diferencial é que será feito um diagnóstico sobre a situação nas regiões do Araguaia, sudoeste mato-grossense e noroeste, buscando como resultado mais qualidade nos serviços”, destacou a representante do projeto em Mato Grosso, Karem Dall"Acqua Vargas. Ela destacou também que o principal objetivo é desenvolver a capacidade do Estado para pensar na sua estrutura e no que diz respeito ao financiamento de serviços e novos modelos de gestão, trazendo a expertise de profissionais internacionais e nacionais na busca por soluções.

O deputado Adalto de Freitas frisou a importância deste trabalho para Mato Grosso. “ Agora se abre uma lacuna importante para um promissor desenvolvimento da atenção básica da saúde em todos lograudoros dos mais distantes, até os atendimento de alta complexidadeo. Tivemos a felicidade de conhecer este projeto de profundo conhecimento do governo que para nós é novo, vejo que a proposta vem a passos largos buscando a oferta de um projeto duradouro e que precisa ser estabelecido para a melhoria desta relação sociedade estado no diz respeito a saúde”, disse Adalto de Freitas.

“È uma grande satisfação discutir o projeto aqui na Assembleia e o deputado Adalto de Freitas é pioneiro nisto. Ele quis ter conhecimento devido a grande preocupação com a saúde pública, mas futuramente quer levar ao conhecimentos de toda sociedade. Isso aqui é nosso primeiro passo e o parlamentar pode apresentar este projeto em uma audiência pública para mostrar a importância de inovações na melhoria da setor ”, disse Vagner Simplício.

Já Fernanda Sousa explicou sobre o funcionamento dos trabalhos feitos neste momento do projeto. “Buscamos ouvir os municípios e as regionais de saúde de maneira ampla e após etapa é que o governo e a Secretaria de Saúde Estadual terão um mapeamento da real situação e um diagnóstico das necessidades urgentes para construir um planejamento estratégico para a saúde da população. “O Governo, por meio do Governador Pedro Taques poderá então depois colocar em prática tudo que foi adquirido de conhecimento para ser aplicado em prol de beneficio da saúde do estado”, finalizou.

Na primeira oficina realizada pelo Unops em Cuiabá, os especialistas em saúde dialogaram com técnicos da secretaria de Estado de Saúde e tiveram acesso aos dados estatísticos da saúde no Estado; a visita técnica compõe um projeto que deverá ser concluído em dois anos.

O projeto realiza visitastécnicas às unidades de serviços de saúde com a intenção de identificar quais os melhores serviços para a população de cada região e suas necessidades para poderem delinear futuros novos serviços a serem oferecidos para aquelas comunidades. O grupo já realizou estudos no Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), no Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), no Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) e na sede administrativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a identificação da qualidade dos registros e na identificação de outras fontes de dados disponíveis.