Ações ligadas ao projeto da Ferrovia Estadual de MT contribuem com famílias do bairro Maria Amélia

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Ações ligadas ao projeto da Ferrovia Estadual de MT contribuem com famílias do bairro Maria Amélia

Iniciativas da Rumo evidenciam o compromisso com o desenvolvimento social e a sustentabilidade na comunidade de Rondonópolis

Compartilhe:

O bairro Maria Amélia, em Rondonópolis, tem cerca de 500 famílias e está no centro das transformações sociais promovidas pela Rumo, empresa responsável pelo projeto da Ferrovia Estadual de Mato Grosso. O bairro é a área urbana mais próxima ao traçado da ferrovia no estado, e a Rumo, comprometida com medidas de responsabilidade social e ambiental, iniciou uma série de ações para entender e atender às necessidades dos quase dois mil moradores.

Por meio de um minucioso Diagnóstico Social, de porta em porta, a Rumo identificou as principais demandas da comunidade, mapeando dados como o perfil familiar, o número de crianças em idade escolar e a presença de pessoas com necessidades especiais em cada moradia.

A primeira iniciativa foi realizada no último Dia das Crianças, quando a Rumo promoveu uma gincana, distribuiu brinquedos e doces, além de instalar um balcão de empregos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para o cadastramento profissional de adultos que tenham interesse em integrar as equipes da empresa ou de parceiros. Durante o evento de outubro, vídeos educativos sobre a ferrovia aproximaram os moradores do projeto, gerando conhecimento e vínculo com a comunidade local.

Visita técnica: transparência e compromisso com a segurança

De outubro a dezembro de 2024, lideranças comunitárias participaram de visitas técnicas às obras da ferrovia. A ação proporcionou esclarecimentos sobre as medidas de segurança e preservação ambiental adotadas pela empresa. Entre as iniciativas destacam-se a construção de um muro de três metros para evitar o acesso às vias ferroviárias e ainda, a instalação dos trilhos em declive, com um nível 15 metros abaixo da superfície, garantindo maior proteção aos moradores e à fauna local.

“Acredito que o relacionamento que estamos construindo com a Rumo está sendo muito bom e tem trazido boas experiências e esclarecimento aos moradores da comunidade”, afirmou Michel Pereira, representante do bairro.

Ação de Natal: solidariedade e esperança

Em dezembro, a comunidade recebeu um evento emocionante com a entrega de mais de 500 kits de Natal contendo cestas básicas e produtos alimentícios congelados. A ação, promovida com apoio de parceiros, proporcionou ainda, alguns momentos de descontração às famílias, especialmente às crianças, que participaram de brincadeiras e receberam doces das mãos do “Papai Noel Azul”, da Rumo.

“Com essas ações, mostramos que a ferrovia vai além de ser um projeto de infraestrutura e logística, por onde passa, ela é transformacional e geradora de conexões com pessoas, promovendo mudanças, participando do desenvolvimento local”, explicou Paula Tagliari, gerente consultiva da Rumo.

Planos para o futuro

De olho em 2025, a Rumo planeja ampliar o seu envolvimento com a comunidade, com o retorno de eventos como a festa junina e a implementação de novos projetos voltados para as atividades de educação, esporte, cultura, lazer e empreendedorismo. “Estamos comprometidos em construir uma relação duradoura, baseada em respeito e atenção com a população local e o meio ambiente”, afirmou Paula Tagliari.

Com uma concessão de 45 anos, renovável por mais 45, a Rumo atua para reafirmar que grandes obras de infraestrutura podem coexistir harmoniosamente com os princípios de bem-estar social e sustentabilidade ambiental. A parceria entre a empresa e o bairro Maria Amélia é um exemplo de como é possível transformar vidas por meio de iniciativas integradas e sensíveis às reais necessidades da comunidade.

Deixe um comentário

Veja Também