Ações do Projeto Sentinela já mostram resultados na identificação da contaminação pela Covid-19 em Rondonópolis

Foto: Assessoria

Desde o princípio da pandemia, a Prefeitura Municipal não mediu esforços para se adequar, e se estruturar para o efetivo enfrentamento dessa que já está sendo a maior pandemia do século.

Por esta razão a administração municipal através da Secretaria Municipal de Saúde e de todos os seus Departamentos Técnicos, se organizou e montou um eficiente esquema de enfrentamento da pandemia, que já começa a presentar bons resultados, incluindo a identificação e redução do número de casos suspeitos, e de casos confirmados.

Estes primeiros resultados foram conseguidos através dos atendimentos nos Postos do Projeto Sentinela (dedicados ao atendimento exclusivo a pacientes com sintomas relacionados à Covid-19 e síndromes gripais), e, que em pouco mais de 30 dias atendeu mais de 8 mil pessoas, realizando triagens, exames, testes rápidos, e prescrevendo as respectivas medicações, segundo as recomendações médicas.

REDUÇÃO DA CURVA

Mas, para isso, a administração municipal investiu R$ 532.486,00 na compra dos medicamentos: Azitromicina, Dexcloferniramina, Dipirona sódica, Ivermectina e outros, além de 20 mil testes rápidos, que já estão fazendo a diferença, durante os atendimentos nos cinco postos do Projeto Sentinela em funcionamento, descartando centenas de casos suspeitos, e confirmando outros positivos que são encaminhados para tratamento, mas, reduzindo os indicadores de contaminação no município.

A secretaria de saúde continua se estruturando para atender da melhor forma possível a todos que apresentarem sintomas relacionados à Covid-19 e/ou síndromes gripais; e recomenda para as pessoas que eventualmente apresentarem algum dos sintomas, que procurem imediatamente uma das cinco unidades do Projeto Sentinela, que são os PSFs: de Vila Olinda; Vila Rica; Cidade de Deus; Policlínica Itamaraty e Parque das Rosas, onde os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas e, das 18 às 00h00. Exceção do PSF do Parque das Rosas, que será o único dos cinco a não oferecer atendimento no terceiro turno.

FIM DE SEMANA

Todavia, nos fins de semanas (sábados e domingos) pelo menos 02 (duas) Unidades Sentinelas pré-selecionadas e antecipadamente divulgadas, vão atender em regime de plantão das 6h às 12 horas (meio dia). Nesse fim de semana (01 e 02/08), por exemplo, as unidades da Vila Olinda e Parque das Rosas estarão de plantão exclusivamente das 6h ao meio dia.