Ações do Corpo de Bombeiros resultam em drástica diminuição de incêndios na Terra Indígena Tadarimana

Redação Primeira Hora

Redação Primeira Hora

Foto: Corpo de Bombeiros

Ações do Corpo de Bombeiros resultam em drástica diminuição de incêndios na Terra Indígena Tadarimana

Em Rondonópolis, ações coordenadas pelo Comando Regional II, através do 3º Batalhão Bombeiro Militar substanciadas nas diretrizes da Diretoria Operacional, no Plano da Temporada de Incêndios Florestais e nas ações conjuntas do Comitê Municipal do Fogo, conseguiram manter sob controle os focos de calor incidentes na Terra Indígena Tadarimana.

Após a execução de medidas preventivas planejadas, a incidência de incêndios na Terra Indígena Tadarimana têm reduzido ano após ano. Em 2021, houve uma redução de 88% da área queimada em relação ao ano de 2020, o que corresponde a 7% de sua área total.

Em 2022, a continuação e ampliação do trabalho sinérgico entre o Corpo de Bombeiros Militar e a comunidade indígena local, através do Cacique Marcelo, contribuiu, até o momento, para que nenhum foco de incêndio dentro da extensa área da TI Tadarimana saísse do controle e tomasse grandes proporções.

Resultado este comprovado por meio de monitoramento via satélite o qual registrou neste ano apenas 1% de área queimada nesta região, o que corresponde a uma redução de 85% em relação ao ano anterior.

 

É necessário destacar as ações desenvolvidas na Terra Indígena Tadarimana como a Formação de Brigada Indígena Florestal que aumentou a capilaridade operacional na região, atuando como primeira resposta; construção de aceiros em torno das oito aldeias e alargando as estradas existentes, diminuindo a propagação de possíveis incêndios; palestras educativas junto à comunidade visando desenvolver a conscientização ambiental e social; e reparos de maquinários como um tanque de água sobre rodas, além do incremento de sopradores, mochilas costais, abafadores e uniformes e equipamentos de proteção individual adequados para uma atuação eficaz e segura.

+ Acessados

Veja Também