Ação em Várzea Grande promove o calor humano e aquece os corações daqueles que não têm o que vestir

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Ação em Várzea Grande promove o calor humano e aquece os corações daqueles que não têm o que vestir

Compartilhe:

O casaco, não serve mais. O sapato, opaco pela ação do tempo, já não brilha como quando acabara de sair da caixa, novinho em folha. E aquela camisa manchada pelo respingo do café expresso, agora só expressa afeto. Isso porque, juntas, essas e outras peças de roupas que para algumas pessoas já não servem mais, passarão a servir pessoas carentes, que não dispõem de grandes recursos para renovar o guarda-roupa. Este é o propósito da campanha ‘Guarda-Roupa Solidário’ – promovido pela Prefeitura de Várzea Grande -, que está de portas abertas às doações.

A ação de solidariedade teve início na gestão Kalil Baracat, quando o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS – do bairro Cristo Rei, decidiu instalar na sede do órgão o ‘Guarda-Roupa Solidário’, unindo pelos laços da fraternidade as pessoas que têm roupas para doar àquelas que necessitam de doações. “Realizamos o Bazar do Bem, idealizado pela minha esposa, Kika Dorilêo Baracat, no final do ano passado. Só que as peças doadas foram vendidas e o valor arrecadado destinado ao Lar dos Idosos. Já o ‘Guarda-Roupa Solidário’ une as duas pontas – quem tem roupas para doar com quem precisa de doação de roupas”, pontuou o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat.

De acordo com a gerente do ‘CRAS unidade Cristo Rei’, Lucilene da Silva Amaral, o projeto visa auxiliar famílias em situação de extrema vulnerabilidade. “A doação aumenta o tempo de uso da roupa que, na maioria das vezes, está encostada no fundo da gaveta, ocupando um espaço enorme em seu guarda-roupa, mas que pode atender a necessidade de uma família carente. Doação de roupas é um ato de amor ao próximo, que aquece e fortalece ainda mais a corrente do bem”, destacou a gerente.

Assim como a comunidade do bairro Cristo Rei está sendo atendida com o projeto, famílias carentes dos bairros Figueirinha e Potiguar também estão sendo atendidas com um projeto semelhante de doações de roupas.  A ação está sendo realizada no Centro Comunitário do bairro 23 de setembro, às famílias que integram os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A orientadora social do ‘CRAS unidade do Jardim Glória’, Laurinéia Gonçalves da Costa, explica que a ação começou a ser realizada no último mês de fevereiro, de forma bem simples, com a exposição das peças em uma mesa. “As poucas peças expostas naquele dia saíram rapidamente. Daí passamos a repor toda a semana, com vestuários que chegam até nós. As doações ainda são tímidas, enquanto a demanda só aumenta. Por isso pedimos que as pessoas deem aquela vasculhada no guarda-roupas, a fim de separar as peças que não servem mais. Tem muita gente precisando da sua doação!”, exclamou.

As peças podem ser entregues no CRAS Cristo Rei e no Centro Comunitário do bairro 23 de Setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na avaliação da secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, a doação, de qualquer gênero é um ato de desapego e de sustentabilidade, uma vez que se o produto for guardado por muito tempo perde a validade e a utilidade, principalmente em se tratando de roupas, calçados e itens de acessórios.

“A gestão do prefeito Kalil Baracat tem implementado diversas ações que vai ao encontro das necessidades da população, principalmente daquelas pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade social, com ações que compõem a distribuição de cestas básicas, kits de higiene e limpeza, entrega de cobertores, filtros de barro e também a doação de roupas, calçados e acessórios, por meio do projeto Guarda-Roupa Solidário”.

As doações de roupas e calçados podem ser feitas nos seguintes locais:

– Cras – Unidade do Cristo Rei.

Endereço: Rua Profa. Isabel Pinto, 258 – Cristo Rei, Várzea Grande

Fone: (65) 3688.3606

– Centro Comunitário do bairro 23 de setembro

Endereço: Rua Ângelo Galdino S/N – Várzea Grande.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp