Abertura do 1º Encontro de Mergulhadores tem relatos sobre a história do CBMMT nesta quinta-feira

Abertura do 1º Encontro de Mergulhadores tem relatos sobre a história do CBMMT nesta quinta-feira
Abertura do encontro contou com palestrantes convidados - Foto por: SD BM E.Vieira

Abertura do 1º Encontro de Mergulhadores tem relatos sobre a história do CBMMT nesta quinta-feira

Compartilhe:

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realizou a abertura do 1º Encontro Estadual de Mergulhadores Bombeiro Militar, no auditório do ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.

Militares pioneiros na especialidade foram homenageados, alguns da reserva e outros da ativa. Em seguida, depoimentos deram aos 60 participantes a compreensão sobre a dificuldade da atividade de mergulho.

O coordenador do encontro, major BM Heitor Souza, destaca que o evento é um momento importante de troca de experiências e de atualização. “Muitos dos mergulhadores se qualificaram em momentos em que o CBM não estava tão bem equipado, agora eles já contam com equipamentos que permitem a execução do trabalho com qualidade”, afirmou o major.

O coronel BM Silvio Bernardes, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, comemorou ter conseguido reunir os mergulhadores de todo o estado. “Aqui queremos realizar homenagens, trocar experiências, realizar atividades práticas com equipamentos novos, atender as expectativas”. Afirmou. Um dos homenageados foi o coronel RR Walmir Benedito da Costa. Ele contou sobre o tempo em que a estrutura nos cursos e treinamentos para atuar em mergulho era muito inferior a atual. “Era preciso iniciar com as condições existentes, então foi preciso coragem”, afirmou o pioneiro.

O coronel Ricardo Bezerra Costa elogiou a participação do coronel Walmir, como entusiasta da especialização e formador de militares. “O mergulho é uma atividade de elite do corpo de bombeiros, uma das mais perigosas do mundo, por isso reconhecemos a contribuição dos senhores para a instituição”. Ele lembrou ainda a enchente enfrentada por ele e seus parceiros quando entrou no CBMMT. “Fomos batizados por uma das maiores enchentes que a capital já viu. O coronel Rainho salvou uma família de dentro de uma casa alagada, assim que tirou a família, a casa começou a desabar”.

O coronel Rainho ressaltou a importância da programação. “Quero que aproveitem. Hoje e amanhã serão apresentados estudos de casos relevantes para todo o Brasil. É importante participar e trocar ideias sobre a atividade, na atividade de mergulho a equipe é muito importante, lembrem disso”.

A programação conta com palestras sobre manutenção de equipamentos, mergulho em reservatórios de Pequenas Centrais Hidrelétricas e relatos de ocorrências de grande repercussão. As palestras seguem até o início da noite, quando os participantes se deslocarão até o Lago do Manso, onde realizarão uma atividade de mergulho noturno que termina às 00h. Na manhã seguinte (31) farão mais uma atividade de mergulho, encerrando o encontro após o almoço.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também