A leitura literária: um exercício de empréstimo

Picture of Karen Beatriz Martins Lopes – estudante da Escola Silvestre Gomes Jardim

Karen Beatriz Martins Lopes – estudante da Escola Silvestre Gomes Jardim

A leitura literária: um exercício de empréstimo

Compartilhe:

De acordo com a estudiosa Marisa Lajolo, a leitura literária é importante, pois, ajuda a desenvolver a habilidade de argumentação, uma vez que nos permite viver de empréstimo outras vidas. Nesse sentido, a experiência com a literatura é salutar para o leitor, já que essa possibilita a construção de diversos saberes, transmitindo sentimentos por meio de enredos e versos. Dessa forma, ler obras literárias favorece o desenvolvimento de valores estéticos, além de possibilitar o reconhecimento e valorização do trabalho dos escritores.


      Nesse contexto, destaco a escritora mato-grossense Lucinda Nogueira Persona que, por meio de seus livros de poemas e crônicas, expressa seu lirismo, cujo contribui para a formação do imaginário de Mato Grosso. No entanto, eu só pude conhecê-la a partir da iniciação científica promovida pelo apoio financeiro da FAPEMAT, através do edital de n° 002/2022 – Programa Pesquisa e Inovação na Escola – PIE. Desse modo, tive não apenas uma experiência de leitura, como também, escrever artigos sobre a literatura de autoras de nosso estado, tal qual Lucinda Nogueira Persona e de Luana Madrepérola, com seus diversos contos.


     Portanto, atesto a relevância na vida do estudante de escola pública a oportunidade de ser introduzido no universo da pesquisa científica, já que esse processo a ajuda a compreender de maneira crítica os desafios que nos cerca. Nesse aspecto, investigar a leitura literária possibilitou-me desenvolver minha percepção de mundo e das pessoas ao meu redor, pois, como asseverou Marisa Lajolo, a força da literatura reside nessa empatia compartilhada entre leitor e personagens. Isso posto, sinaliza o valor da leitura e é esse que vou levar por toda a minha vida.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também