A influência do cinema na moda

Mike Alves

Mike Alves

A influência do cinema na moda

Durante os anos dourados de Hollywood, as estrelas do cinema eram sinônimos de glamour. O poder do cinema na moda é algo que transcende o tempo, e até hoje inspira designers a criarem coleções que remetem ao mundo audiovisual. Por isso, atualmente uma linha de bolsas femininas faz sucesso após ser usada por uma Kardashian. 

Um dos melhores exemplos é a amizade entre Elsa Schiaparelli e Salvador Dalí. O surrealista inspirou diversas coleções da estilista, e filmes como ‘Um Cão Andaluz (1929)’ entraram para a história do cinema e da arte. Nas últimas temporadas de moda, diversas grifes trouxeram referências ao cinema, e você confere um pouco mais dessa influência a seguir.

Qual a relação entre cinema e moda?

Para falarmos de cinema e moda, precisamos lembrar que ambos são midiáticos. O cinema teve diferentes graus de influência na cultura ao longo do tempo, assim como a moda. Mas tanto um quanto outro são espaços que refletem questões de cada época, comunicando-se com diferentes camadas sociais. 

Se olharmos de forma mais simples, o cinema utiliza elementos como o figurino para construir a magia dos filmes. Por sua vez, a moda utiliza referências do universo mágico do cinema para contar suas narrativas e gerar desejo. Nos últimos anos, vimos um aumento da produção dos chamados fashion films, o que aproxima ainda mais essas duas formas de criar histórias.

Givenchy e Audrey Hepburn

Lançado em 1961, o filme ‘Bonequinha de Luxo’ eternizou um dos looks mais conhecidos da história do cinema e também da moda. O vestido preto utilizado pela atriz Audrey Hepburn, logo na cena inicial do filme, foi assinado pela grife Givenchy. O look virou sinônimo de elegância, e Audrey Hepburn se tornou uma das musas da marca.

Alexander McQueen SS95

Alexander McQueen foi um dos designers mais criativos que já existiram. Em sua coleção de 1995, as roupas apresentaram estampas de pássaros e aplicações de penas, fazendo referência ao filme ‘Birds (1963)’, do diretor Alfred Hitchcock. Aliás, McQueen sempre flertou com o universo audiovisual, como quando exibiu um holograma 3D da modelo Kate Moss em um de seus desfiles.

Prada SS23

A Prada é outra grife internacional que sempre está associada, de alguma forma, a outros universos. Se você lembrou do filme ‘O Diabo Veste Prada (2006)’, não foi à toa. A marca também é mencionada no filme ‘As Branquelas (2004)’, reforçando a inserção cultural que torna o nome Prada tão influente.

Na coleção mais recente, a grife trouxe para a passarela modelos usando cílios ultralongos, vestidos que lembram camisolas e um clima de terror. O motivo? Uma clara inspiração no filme ‘O Bebê de Rosemary (1968)’. A escolha não vem do nada, pois o mundo passou por períodos sombrios recentemente, o que dá carta aberta para a moda explorar suas melhores linguagens.

Gucci SS23

Por coincidência ou não, a grife italiana Gucci também se inspirou em filmes de terror clássicos para a sua última coleção. Com uma proposta de trazer duplas de gêmeos de modelos para apresentar cada look, as criações lembraram filmes como ‘O Iluminado (1980)’ e ‘Gremlins (1984)’. 

Tanta inspiração nos filmes de terror clássicos demonstram um sentimento de nostalgia, posterior a um momento de muitas transformações no mundo. O cinema sempre teve um papel cultural relevante, acompanhando o melhor e o pior do Zeitgeist de cada época.

A moda, como linguagem de comunicação e consumo, vê no cinema a base perfeita para explorar nossos medos, vontades, afetos e crenças. O cinema é um universo onde a fantasia se torna realidade, e uma fonte na qual a moda pode buscar inspiração para gerar desejo em nosso subconsciente.

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