As instituições tradicionais inicialmente ficaram relutantes em investir em criptomoedas, citando várias incertezas. Alguns criticaram a Bitcoin como uma bolha que logo estouraria, enquanto outros o descreveram como uma disruptora de mercado. Embora persistam algumas críticas às criptomoedas, muitos investidores institucionais despejam cada vez mais grandes somas de dinheiro em moedas digitais.
Os investimentos institucionais no mercado das criptomoedas começaram em meados de 2020, com várias empresas líderes globais obtendo participações massivas em moedas digitais. Enquanto os investimentos estão em várias criptomoedas, a Bitcoin continua sendo a maior e mais procurada moeda digital. Em junho de 2022, os especialistas estimaram que as instituições detinham cerca de 6,47% de toda a Bitcoin existente.
Várias instituições tradicionais defenderam a adoção de criptomoedas, chamando-as de futuro do dinheiro. Estatísticas recentes mostram que a Tesla e a MicroStrategy possuem as participações mais significativas da Bitcoin atualmente disponível. Embora as estratégias de investimento variem de uma instituição para outra, muitas instituições investem mantendo a Bitcoin.
Investimentos institucionais em Bitcoin
Ao contrário dos traders que compram e vendem criptomoedas para lucros regulares em plataformas como codigoserendipidade.com, os investidores institucionais costumam comprar e manter a Bitcoin.
Muitos especialistas acreditam que o interesse renovado dos investidores institucionais na Bitcoin se deve ao seu significativo potencial de crescimento futuro. Os investidores estão confiantes de que a diminuição da oferta de Bitcoin e a crescente demanda do mercado elevarão seu valor ao longo do tempo. Isso apresenta oportunidades incríveis para investidores institucionais gerarem lucros gigantes de suas participações no futuro.
Muitos investidores institucionais também estão expandindo seus portfólios de Bitcoin para se manter em sintonia com as mudanças nas tendências do consumidor. Nos últimos anos, houve um movimento estratégico em direção aos pagamentos digitais, e criptomoedas como a Bitcoin estão liderando o caminho. A crescente adoção da Bitcoin por comerciantes, varejistas e consumidores em todo o mundo tornou imperativo que os investidores institucionais desviem a atenção para ela.
A Bitcoin criou um mercado global novo e em constante crescimento, com oportunidades significativas para investidores institucionais. Além de manter a Bitcoin, os investidores institucionais apoiam o ecossistema cripto de várias maneiras.
Alguns investidores institucionais, como bancos, processadores de dinheiro e bolsas, investem em Bitcoin por meio de serviços de transferência de dinheiro, conversão de moeda, negociação de criptomoedas e até mesmo serviços de custódia de ativos virtuais. Muitas instituições financeiras atualmente suportam transações criptográficas, incluindo a emissão de empréstimos em Bitcoin.
Algumas instituições financeiras como a Fidelity Investments começaram recentemente a oferecer exposição à Bitcoin por meio de planos de aposentadoria. Isso permitiria que seus clientes investissem em Bitcoin utilizando suas economias de aposentadoria, aproximando as criptomoedas do público em geral.
A mineração de Bitcoin é uma das formas mais populares para as empresas investirem em criptomoedas. À medida que o processo se torna mais competitivo e intensivo em recursos, os mineradores se juntam a pools de mineração para combinar recursos e compartilhar os lucros. Mineiros ganham Bitcoin para validar transações na blockchain. Os investidores institucionais administram a maioria das grandes empresas de mineração, respondendo por algumas das mais extensas participações em Bitcoin.
Outros investidores institucionais também investem em Bitcoin indiretamente, sem deter os tokens reais. Os Exchange Traded Funds (ETFs) estão entre as formas mais populares pelas quais as instituições podem obter exposição à Bitcoin sem comprar as moedas. Embora o instrumento financeiro esteja disponível na Europa e no Canadá, os EUA ainda não o aprovaram.
No entanto, o Grayscale Bitcoin Trust é uma boa alternativa para investidores dos EUA que buscam investimentos em criptomoedas semelhantes a ETF. É um fundo fechado que rastreia o valor da Bitcoin em vários mercados. Os ETFs Bitcoin Futures são uma alternativa popular que permite investir em contratos futuros.
Muitos investidores institucionais também estão investindo cada vez mais em projetos de blockchain para ganhar exposição ao Bitcoin. Outras vias de investimento em Bitcoin para instituições incluem finanças descentralizadas (DeFi), tokens não fungíveis (NFTs) e o metaverso.
O interesse renovado dos investidores institucionais na Bitcoin apresenta crescimento econômico e oportunidades de desenvolvimento mais significativas. No entanto, pode ser uma faca de dois gumes com riscos imprevistos significativos. Portanto, invista com cautela.





