Bill Gates sugere que Apple atenda pedido do FBI e desbloqueie celular

Redação PH

Redação PH

robô gigante estilo ‘avatar’ dá primeiros passos na coreia do sul

Bill Gates sugere que Apple atenda pedido do FBI e desbloqueie celular

Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft um dos conselheiros da empresa, entrou na discussão sobre a disputa entre Apple e FBI. Em entrevista ao jornal “Financial Times”, publicada nesta segunda-feira (22), o executivo sugeriu que a empresa deve cumprir a demanda judicial e desbloquear o iPhone usado pelo autor do tiroteio em San Bernardino, na Califórnia, em 2015, que deixou 14 pessoas mortas.

“Esse é um caso específico em que o governo está pedindo acesso a informação. Ele não está pedindo para alguma coisa geral, ele está pedindo para um caso particular”, afirmou Gates.

Esse posicionamento é contrário ao que vem argumentando o presidente-executivo da Apple Tim Cook, de que criar uma “porta dos fundos” em seu sistema para atender um pedido colocaria em risco a segurança de todos os outros cliente da empresa.

“O FBI pode usar diferentes palavras para descrever essa ferramenta, mas não há dúvidas: construir uma versão do iOS que passe pela segurança dessa forma seria inegavelmente criar uma porta dos fundos. E enquanto o governo pode concordar que seu uso seria limitado a esse caso, não há maneira de garantir esse controle”, afirmou Cook, em carta aberta.

Gates voltou a se manifestar sobre o assunto nesta terça-feira (23). “Eu acredito que com a salvaguarda correta, há casos em que o governo, em nosso proveito – como interromper terrorismo, que pode piorar no futuro –, que isso é válido”, afirmou em entrevista à Bloomberg.

Ao ser questionado sobre o caso da Apple, Gates disse que “os tribunais decidirão esse caso” e “esses assuntos serão decididos pelo Congresso”.

A questão já foi tratado por outras empresas de tecnologia. O Facebook apoiou a Apple. "Sou bastante solidário a Tim Cook [presidente-executivo da companhia] e à Apple", disse Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook e um dos fundadores da rede social, nesta segunda-feira (22) durante o Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, na Espanha. "Não acho que pedir uma 'entrada traseira' ao encriptado seja uma maneira efetiva para aumentar a segurança, nem que isso seja correto", acrescentou.

A postura de Gates parece não ter adeptos nem mesmo dentro da Microsoft. O grupo Reforma da Vigilância do Governo, formado pela indústria de tecnologia, como a Microsoft, para fazer lobby, divulgou um posicionamento dizendo que “companhias de tecnologia não devem receber solicitações para construir ‘portas dos fundos’ nas tecnologias que mantêm seus usuários seguros”. A carta foi tuitada por Brad Smith, chefe da área legal da Microsoft, e depois retuitada por Satya Nadella, presidente-executivo da Microsoft.

+ Acessados

Veja Também