Novo portal monitora terras indígenas na Amazônia Legal

Picture of Redação PH

Redação PH

novo portal monitora terras indígenas na amazônia legal

Novo portal monitora terras indígenas na Amazônia Legal

Compartilhe:

A Fundação Nacional do Índio (Funai) anuncia a criação doCentro de Monitoramento Remoto (CMR), um portal desenvolvido para monitorar o desmatamento e a degradação das terras indígenas, além de acompanhar as mudanças de uso e ocupação do solo. O CMR utiliza imagens de satélite (Landsat-8) para informar sobre a Amazônia Legal, que representa 97,9% da área total de terras indígenas do País.
Pelo site é possível direcionar a atuação da fundação nas ações de comando, controle e prevenção de ilícitos, reduzindo custos das atividades de campo. Na funcionalidade "Mapa Interativo", ferramentas permitem obter de forma rápida e fácil a visualização espacial das terras, incluindo a disponibilização de informações como jurisdição, nomenclatura oficial, município e UF.
O Centro de Monitoramento Remoto é aberto a toda a sociedade e pode atender indistintamente gestores, governos, indígenas e sociedade civil, por apresentar somente dados públicos, de fontes oficiais.
"Nosso desafio foi construir um instrumento de trabalho que possibilite ao usuário conectar-se às terras indígenas de forma fácil e intuitiva", explica o presidente da Funai, Franklimberg de Freitas.
A criação do CMR baseou-se nas seguintes premissas: menor tempo entre a ocorrência do ilícito e o alerta à Funai, com informações geradas diariamente; informações precisas, inclusive com coordenadas geográficas pelas imagens de satélite; menor custo, tendo em vista que essas imagens são gratuitas, o programa é de código aberto e as ações de campo utilizam menos recursos; e maior abrangência territorial, com foco nas terras indígenas localizadas na Amazônia Legal.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também