Câmara regulamenta controle de relatórios para pagamento de verbas indenizatórias

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Câmara de Vereadores de Rondonópolis

Câmara regulamenta controle de relatórios para pagamento de verbas indenizatórias

Projeto de Resolução define prazos, responsáveis e condiciona repasse à entrega de relatório mensal

Compartilhe:

A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou o Projeto de Resolução nº 0006/2026 , que institui um procedimento formal para recebimento, organização, validação e controle dos relatórios de atividades parlamentares dos vereadores e de gestão do presidente da Casa, como condição para pagamento das verbas indenizatórias.

De acordo com o texto, a medida regulamenta os trâmites necessários à concessão das verbas previstas no artigo 3º da Lei nº 8.608/2015, estabelecendo critérios objetivos e responsabilidades administrativas.

Definição de responsabilidades

Pelo projeto, caberá ao secretário Legislativo Institucional o recebimento e a organização inicial dos relatórios. A validação dos documentos e a autorização para pagamento deverão ser feitas de forma conjunta pelo secretário Legislativo Institucional e pelo secretário Legislativo da Presidência.

Após o pagamento, a Secretaria Legislativa de Finanças ficará responsável por arquivar os relatórios, tanto em meio físico quanto eletrônico, para fins de controle interno e externo.

Prazos e condicionantes

O texto estabelece que a avaliação dos relatórios será sempre referente ao mês anterior ao pagamento da verba indenizatória.

Os prazos definidos são:

  • Entrega do relatório até o quinto dia útil do mês subsequente;
  • Validação e liberação até o dia 15 do mês do pagamento;
  • Pagamento condicionado à disponibilidade de caixa. PROJETO DE RESOLUÇÃO- pagamen…

Além disso, o pagamento ficará suspenso caso o vereador não apresente o relatório do mês anterior, permanecendo bloqueado até a regularização da pendência, sem prejuízo de outras sanções previstas em normas internas e na legislação vigente.

Complemento à legislação vigente

A resolução entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2026, como complemento à Lei nº 8.608/2015, sem prejuízo de direitos já adquiridos.

Na justificativa, a Mesa Diretora afirma que o objetivo é detalhar procedimentos operacionais, atribuir competências específicas aos secretários legislativos e reforçar critérios de controle e transparência no pagamento das verbas indenizatórias.

O projeto é assinado pelo presidente da Casa, Paulo Schuh (PL) , pelo 1º vice-presidente Kaza Grande (PSB) , pelo 2º vice-presidente Professor Alikson Reis (Podemos) , pelo 1º secretário Ibrahim Zaher (MDB) e pela 2ª secretária Kalynka Meirelles (PL), que fazem parte da Mesa Diretora.

Deixe um comentário

Veja Também