O vereador Vinícius Amoroso protocolou na Câmara Municipal de Rondonópolis o Requerimento nº 0012/2026 , solicitando a realização de uma audiência pública para discutir a situação administrativa, financeira e operacional da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder). O requerimento foi aprovado pela maioria dos vereadores na sessão desta quarta-feira (18)
De acordo com o documento, o objetivo é promover deliberações, esclarecimentos, debates e encaminhamentos sobre o cenário enfrentado pela companhia, considerada estratégica para o município.
O parlamentar argumenta que a audiência pretende ampliar o diálogo institucional entre o Poder Legislativo, Poder Executivo, direção da empresa, representantes sindicais, trabalhadores e a sociedade civil organizada, garantindo transparência, participação popular e construção de soluções viáveis para os desafios da Coder.
Na justificativa, Amoroso destaca que a proposição se fundamenta na “extrema relevância da pauta”, especialmente diante do cenário de incertezas envolvendo a possível descontinuidade ou até mesmo o fechamento da empresa pública municipal.
O documento ressalta ainda que a companhia desempenha papel essencial na prestação de serviços públicos, com impacto direto na infraestrutura urbana e na qualidade de vida da população. As discussões recentes sobre a situação da empresa, segundo o requerimento, têm gerado apreensão entre trabalhadores e suas famílias, além de preocupação na sociedade em geral.
Na semana passada, uma liminar da Justiça determinou a paralisação do processo de liquidação da Coder, que começou no ano passado.
A proposta prevê que a data da audiência pública será definida posteriormente, após aprovação do requerimento pelo plenário da Casa de Leis.





