Será sepultado na tarde desta quinta-feira (5) o corpo do empresário Odílio Balbinotti, que faleceu nesta quarta-feira (4), em Rondonópolis, aos 84 anos. O velório teve início na manhã de hoje e o sepultamento está marcado para as 16h, no cemitério da Vila Aurora.
Odílio Balbinotti era pai do empresário Odílio Balbinotti Filho e fundador da Sementes Adriana. Ele lutava contra a doença de Alzheimer. Considerado uma referência no agronegócio brasileiro, iniciou sua trajetória empresarial em 1980, a partir de uma fazenda no município de Alto Garças, com o objetivo de produzir sementes adaptadas ao Cerrado mato-grossense.
Com visão empreendedora, Balbinotti consolidou a Atto Sementes, cuja sede administrativa fica em Rondonópolis, transformando a empresa em uma das maiores referências do mercado de sementes do Brasil.
Além da atuação no setor produtivo, Odílio Balbinotti também teve participação expressiva na vida pública. Foi vereador e prefeito no município de Barbosa Ferraz, no Paraná, além de deputado federal pelo mesmo estado, exercendo mandato entre os anos de 1995 e 2015. Sua trajetória política e empresarial deixou contribuições relevantes para o desenvolvimento econômico de Rondonópolis, de Mato Grosso e do país.
Em razão do falecimento, o prefeito Cláudio Ferreira decretou luto oficial de três dias no município de Rondonópolis. O decreto municipal nº 13.221, de 4 de fevereiro de 2026, estabelece luto nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro.
Durante o período de luto oficial, as bandeiras oficiais permanecerão hasteadas a meio-mastro em todos os prédios públicos municipais. Em nota, o prefeito manifestou profundo pesar pelo falecimento do empresário e político, externando solidariedade, força e resignação aos familiares e amigos.





