Funcionamento dos bancos no Carnaval 2026: confira horários e datas

Picture of G1

G1

Pagamento do abono salarial do calendário 2024 começa em fevereiro 
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Funcionamento dos bancos no Carnaval 2026: confira horários e datas

Atedimento presencial nas agências bancárias sofrerá mudanças até a Quarta-feira de Cinzas.

Compartilhe:

As agências bancárias terão mudanças no horário de funcionamento durante o carnaval de 2026. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial ao público nos dias 16 e 17 de fevereiro.

As compensações bancárias também não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Já o PIX vai continuar funcionando normalmente.

Na Quarta-Feira de Cinzas (18), as agências abrirão a partir das 12h, no horário de Brasília (DF), com encerramento no horário normal de fechamento das agências.

⚠️ Mas, atenção. Nos locais onde as agências fecham tradicionalmente antes das 15h, o início do expediente bancário na quarta-feira será antecipado, para garantir no mínimo três horas de atendimento presencial ao público.

A Febraban recomenda que os clientes priorizem o uso de canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.

“O uso de aplicativos dos bancos e internet são as [formas] mais práticas e seguras aos clientes, pois oferecem quase todas as transações financeiras do sistema bancário. Para aqueles que têm alguma restrição ao uso dos canais digitais, ainda poderão utilizar os caixas eletrônicos nas áreas de autoatendimento nas agências, que permanecem abertos mesmo durante os feriados”, afirma Ivo Mósca, diretor de Inovação, Produtos, Serviços e Segurança da Febraban.

🏖️ Carnaval é feriado?

A segunda e a terça-feira de carnaval são consideradas feriados bancários, mas não são feriados nacionais.

No calendário do governo federal, as datas são consideradas pontos facultativos, o que significa que, com exceção dos funcionários públicos, os demais trabalhadores precisam cumprir o expediente normalmente ou contar com a boa vontade dos seus empregadores para garantir uma folga.

Alguns estados e municípios, no entanto, decidiram considerar o carnaval como feriado (veja a lista). E, aí sim, nessas localidades, todos os trabalhadores precisam ser dispensados do serviço.

Caso trabalhem, eles precisam receber o salário do dia em dobro ou compensar a folga em outra data.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também