Os ex-prefeitos de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PSB), e de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), se reuniram na última semana em Rondonópolis para tratar do cenário político deste ano. No centro da conversa esteve a campanha eleitoral de 2026 e a estruturação da chapa ao Senado liderada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD).

Segundo apurado, Pátio e Emanuel estarão no palanque de Fávaro. O ex-prefeito de Rondonópolis, por sua vez, deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PV, partido ao qual deve se filiar em breve. Já Emanuel Pinheiro ainda não definiu se entrará na disputa deste ano.
Nos bastidores, especulações apontam Emanuel como possível plano B das forças progressistas para a disputa ao Governo do Estado — hoje lideradas pela médica Natasha Slhessarenko — ou, alternativamente, como candidato a deputado estadual. Há ainda a expectativa de que Emanuel deixe o MDB e se filie ao PSD.

No horizonte político, tanto Pátio quanto Emanuel também projetam 2028. A avaliação é de que ambos devem voltar a disputar as prefeituras de Rondonópolis e Cuiabá, respectivamente. Nesse movimento, os dois se posicionam como opositores aos atuais prefeitos Cláudio Ferreira (PL), em Rondonópolis, e Abílio Brunini, na capital.
A articulação sinaliza a tentativa de reorganização do campo progressista em Mato Grosso, com foco na composição ao Senado em 2026 e na construção de um discurso de oposição para os próximos ciclos eleitorais.





