Câmara aprova projeto que proíbe “rolezinhos” de motos em Rondonópolis

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Vereador apresentou projeto na última sessão da Câmara

Câmara aprova projeto que proíbe “rolezinhos” de motos em Rondonópolis

Compartilhe:

Um projeto de lei apresentado pelo vereador Dr. José Felipe Horta, o Dr José Felipe (PL)  propõe a proibição dos chamados “rolezinhos” de motocicletas em vias públicas de Rondonópolis foi aprovado na sessão da última quarta-feira (28) e agora vai à sanção por parte do prefeito Cláudio Ferreira (PL).

A proposta define como “rolezinho” o agrupamento de motos que provoca tumulto, barulho excessivo, manobras proibidas e direção perigosa, colocando em risco a segurança da população .

Pelo texto, ao ser acionada a emergência policial, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e o Gabinete de Apoio à Segurança Pública (GASP) deverão atuar de forma integrada com as forças policiais para a adoção de medidas administrativas contra os infratores. As penalidades incluem multa no valor equivalente a 25 UFR, com aplicação em dobro em caso de reincidência .

Os recursos arrecadados com as multas deverão ser destinados ao Fundo Municipal de Transporte e Habitação. O projeto também diferencia motociclistas organizados, integrantes de moto clubes legalmente constituídos, dos grupos desorganizados associados aos “rolezinhos”, deixando claro que eventos previamente comunicados e realizados de forma ordeira não serão atingidos pela lei .

Na justificativa, o vereador cita operações recentes da Polícia Militar que resultaram em prisões, apreensão de motocicletas irregulares e dezenas de notificações de trânsito, além de destacar os riscos de acidentes e os transtornos causados pelo excesso de barulho, que afetam crianças, pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e animais. Segundo o parlamentar, a proposta busca ampliar a segurança e a tranquilidade da população .

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também