O Republicanos, partido do vice-governador Otaviano Pivetta, que é apontado como pré-candidato do grupo do governador Mauro Mendes à sucessão estadual deste ano, trata como certa a filiação do deputado estadual Thiago Silva.
Uma fonte ouvida pelo Primeira Hora afirmou que apenas um fato extraordinário poderia impedir a saída do parlamentar do MDB. A expectativa é que Thiago Silva formalize a mudança durante a janela partidária, prevista para o mês de abril.
Caso a filiação se confirme, Thiago passará a integrar a bancada do Republicanos ao lado do deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho — também com base em Rondonópolis — além de Diego Guimarães e Valmir Moretto.
No MDB, Thiago Silva é considerado um dos principais puxadores de votos da sigla, ao lado do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Dr. João. O partido ainda aposta no ex-prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin.
A possível saída de Thiago pode enfraquecer significativamente a chapa do MDB, que nas últimas eleições conseguiu eleger quatro deputados estaduais: o próprio Thiago Silva, Juca do Guaraná, Dr. João e Janaína Riva. Juca também é cotado para deixar a sigla, enquanto Janaína deve disputar uma vaga ao Senado.
Nos bastidores, a avaliação é de que Thiago Silva mantém boa relação com o Republicanos desde o último processo eleitoral municipal, quando o partido lançou o empresário Luiz Homem de Carvalho, o Luizão, na disputa pela Prefeitura de Rondonópolis, vencida pelo atual prefeito Cláudio Ferreira.
Outro fator considerado relevante é a relação próxima do parlamentar com o atual presidente estadual do Republicanos, Adilton Sachetti, o que reforça a articulação para a mudança partidária.





