Codipi aprova alteração no Plano Diretor para viabilizar instalação da Inpasa em Rondonópolis

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Mykaell é o presidente do Codipi

Codipi aprova alteração no Plano Diretor para viabilizar instalação da Inpasa em Rondonópolis

A INPASA já adquiriu a área onde pretende implantar a unidade industrial e está na fase de obtenção das autorizações municipais e estaduais necessárias para o início das obras .

Compartilhe:

 O Conselho Diretor da Política de Desenvolvimento Industrial (CODIPI) aprovou, por unanimidade, a proposta de alteração de dispositivos do Plano Diretor de Rondonópolis com o objetivo de viabilizar a instalação da indústria de beneficiamento de etanol da INPASA no município. A deliberação ocorreu durante a 106ª Reunião Ordinária do Conselho, realizada na quinta-feira (8), no gabinete do prefeito.

A reunião foi conduzida pelo presidente do CODIPI, Mykaell Thiago dos Santos Vitorino Bandeira, que destacou a relevância do empreendimento, considerado de grande vulto e com impacto positivo para a economia local.

Segundo ele, a INPASA já adquiriu a área onde pretende implantar a unidade industrial e está na fase de obtenção das autorizações municipais e estaduais necessárias para o início das obras .

Durante a reunião, a secretária municipal de Habitação e Urbanismo, Yasmim Waki Leite Silvério, explicou que a proposta prevê a alteração do artigo 160 do Plano Diretor, permitindo a instalação de indústrias de alto impacto em áreas da Zona Setorial II (ZS-2), desde que essas áreas sejam adjacentes a distritos industriais e lindeiras a rodovias. A mudança é considerada essencial para viabilizar o projeto da INPASA na área pretendida .

O presidente do CODIPI ressaltou que a alteração foi estruturada de forma restritiva, justamente para evitar a ampliação indiscriminada de áreas industriais e prevenir o crescimento urbano desordenado. Durante o debate, conselheiros apontaram ainda que a chegada da INPASA, aliada à proximidade com o terminal ferroviário, tende a atrair novos investimentos para a região .

Mykaell Vitorino também reconheceu que o Plano Diretor de Rondonópolis encontra-se defasado de forma geral e afirmou que o Executivo municipal já avalia a necessidade de mudanças mais amplas, que deverão ser discutidas futuramente em debates públicos com os setores produtivos do município.

Após as discussões, a proposta foi colocada em votação e aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também