A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Regional de Rondonópolis, divulga o balanço das principais ações, operações e resultados alcançados ao longo do ano de 2025, reafirmando o compromisso com a segurança pública e o enfrentamento à criminalidade na região sul do Estado.
A Regional conta com um efetivo de 261 servidores, sendo 17 delegados, 72 escrivães e 171 investigadores, responsáveis pelo atendimento de 15 delegacias vinculadas.
A capacitação profissional foi uma das prioridades ao longo do ano, com servidores participando de cursos como Pistola Nível I e II, APH Tático, Operador de Drone, Polícia Comunitária, Introdução à Análise Financeira (CIAF), IPED, entre outros, visando o constante aprimoramento técnico e operacional.
No período, foram realizadas 79 operações policiais, com destaque para ações conduzidas pela DHPP, DERF e delegacias do interior, voltadas ao combate ao crime organizado, homicídios, tráfico de drogas, crimes patrimoniais e ilícitos envolvendo armas de fogo.
Operações de destaque
Na área de homicídios, a DHPP deflagrou operações como a Deianira, que resultou em 10 prisões relacionadas ao desaparecimento de Diogo Alves Pereira; a Operação Cemitério, com a localização de 11 corpos; e a Operação Carontes, que cumpriu 23 mandados judiciais contra organização criminosa.
A DERF realizou ações de grande impacto, como a Operação Impetus, com 15 prisões e 38 ordens judiciais contra facção criminosa; a Operação Desarme, que resultou na prisão de três pessoas por comércio ilegal de armas; e a Operação Nocaute, com o cumprimento de 11 mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão, totalizando 12 prisões.
No interior, a Delegacia de Alto Araguaia deflagrou a Operação Kamikaze, com o cumprimento de 18 ordens judiciais, enquanto a Delegacia de Jaciara realizou as operações Vitrine e Pedágio Zero, que resultaram em 10 prisões por crimes de furto, extorsão e tráfico de drogas.

Indicadores de produtividade
Ao longo de 2025, a Regional de Rondonópolis contabilizou:
• 2.845 prisões
• 611 representações judiciais
• 8.861 intimações
• 7.180 procedimentos concluídos
• 3.049 inquéritos instaurados e 3.239 relatados
• 767 veículos apreendidos
• 10.861 bens apreendidos
• R$ 774.009,59 em valores apreendidos
• 170 armas de fogo apreendidas
• 3.492 toneladas de drogas incineradas
No campo estrutural, foram entregues importantes melhorias, como a inauguração da nova sede da Delegacia de Alto Garças e da Sala da Mulher em Alto Araguaia. Também foram realizados cinco mutirões policiais, que resultaram na conclusão de 252 inquéritos policiais.
A Polícia Civil destaca que os resultados refletem o trabalho técnico, integrado e contínuo das equipes, voltado à proteção da sociedade e ao fortalecimento da segurança pública.





