A gravidez é uma experiência única, uma das mais transformadoras na vida da mulher, marcada por muita expectativa, mas também por diversas mudanças físicas e desafios emocionais. O corpo muda, o ritmo fica mais lento, as roupas de antes passam a não servir mais. Nesse momento, muitas gestantes não conseguem estabelecer uma conexão com a própria imagem. No entanto, algumas dicas simples podem tornar esse processo mais fácil.
“É um período muito importante, e é essencial se sentir bem ao longo dos meses. Uma dica importante é escolher peças confeccionadas em tecidos que ajudam na mobilidade, como tricô, malha ribana e peças com elastano”, alerta a consultora de imagem Deh Martini.
Escolher roupas que valorizam o corpo e oferecem conforto é considerado fundamental. Grávida pode e deve se sentir bonita, para isso, a orientação é experimentar diferentes estilos até encontrar peças que realçam a beleza. Na moda básica, por exemplo, é possível encontrar peças cheias de essência e personalidade.
Moda e autoestima durante a gravidez
Diante de tantas mudanças físicas, hormonais e emocionais, a escolha da roupa pode contribuir para a manutenção da autoestima da gestante. A ideia é acolher o novo corpo e ter como foco roupas que irão oferecer conforto e estilo. Manter a autoestima elevada nesse período é apontado como essencial para assegurar a saúde mental, emocional e física, conforme pontua as autoridades de saúde.
Calça básica, vestido, casaco, camisa, camiseta, blusa… Opções não faltam, e valorizar as partes do corpo preferidas pode ser uma dica alternativa. “A primeira dica é aceitar as mudanças do seu corpo, lembrando que é o momento mais especial da sua vida, afinal, você está gerando uma vida”, aponta a designer de moda e influenciadora digital, Layla Monteiro.
As mudanças incluem aumento de peso, inchaço, alterações hormonais e alterações na pele e no cabelo. São transformações naturais e esperadas, mas que podem impactar na forma como a mulher se vê.
Para essa fase, Layla orienta buscar soluções. “Nos primeiros meses, é possível adaptar o look, mas chega um momento em que precisamos deixar algumas peças de lado e comprar novas. Invista em roupas que esticam, compre calças com elástico, use a criatividade para criar looks confortáveis e cheios de estilo”, orienta.
Outro ponto a ser considerado diz respeito ao gosto pessoal. Para a gestante que gosta de alfaiataria, por exemplo, não é preciso abandonar o estilo, basta adaptar tecidos, modelagens e caimentos.
Para a gestante que gosta de marcar a parte superior do abdômen, é possível usar cintos, lenços ou elásticos suaves logo abaixo do busto. Isso cria proporção e valoriza a barriga. Para aquelas que pretendem dar a ideia de verticalização no corpo, a opção é usar coletes, camisas abertas ou terceiras peças estruturadas.
Conjuntos e looks monocromáticos são fáceis de montar. Calças e vestidos ajustáveis são bem-vindos porque costumam ter tecido que expande à medida que a barriga vai crescendo, e servem até o pós-parto.
Práticas de autocuidado
A moda gestante faz parte das práticas de autocuidado que trazem benefícios físicos e mentais. Além da escolha da roupa para se sentir bem, é recomendável manter uma alimentação saudável, estabelecer conexão com o próprio corpo e com o bebê, praticar atividade física, priorizar o sono, cuidar da pele e do cabelo, e compreender os sentimentos, como destacam as autoridades de saúde.
Pequenas mudanças estéticas, como um novo corte de cabelo, unhas feitas ou investimento em produtos para a pele também podem contribuir para o bem-estar. No entanto, o uso de qualquer produto deve ser indicado pelo profissional de saúde que acompanha a gestante.
Cuidados com a saúde mental também são apontados como fundamentais devido às mudanças hormonais que ocorrem na gravidez, podendo acarretar oscilações de humor, sentimentos de ansiedade e até mesmo episódios de tristeza.
Compartilhar sentimentos com amigos, manter uma rede de apoio e praticar técnicas de relaxamento podem ajudar a encarar as transformações de forma mais leve, além de ser um modo de priorizar o sentir-se bem e fortalecer a autoestima.





