Mapa apresenta Caminho Verde Brasil para produtores rurais de Goiás

Picture of Mapa

Mapa

Mapa apresenta Caminho Verde Brasil para produtores rurais de Goiás

Programa de recuperação de áreas degradadas promove práticas sustentáveis e representa um novo paradigma para o agronegócio

Compartilhe:

Representando o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o assessor especial do ministro e coordenador do Programa Caminho Verde Brasil, Carlos Augustin, apresentou o programa à Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e a produtores rurais, em Goiânia (GO), na terça-feira (2).

Augustin destacou os diferenciais do programa. “Não é só um financiamento. O produtor vai ter que seguir uma série de critérios de sustentabilidade. O governo federal quer mais produção, mas com práticas sustentáveis: balanço de carbono, plantio direto, uso de bioinsumos. Uma grande vantagem para o produtor é que a taxa de juros deve ficar em torno de metade do que é praticado pelo mercado. Acreditamos que vai ser de 8% a 12% ao ano”, afirmou o coordenador.

As práticas sustentáveis trazem mais resiliência para os produtores e abrem caminho para mercados mais exigentes, que não aceitam produtos associados ao desmatamento, por exemplo. O Caminho Verde Brasil vai criar condições para consolidar o Brasil como o maior produtor de alimentos do mundo, com alto nível de sustentabilidade.

Na reunião, o gerente técnico do Instituto de Fortalecimento do Agronegócio de Goiás (IFAG), Leonardo Machado, lembrou que o Brasil é destaque mundial na produção sustentável e elogiou a iniciativa do Mapa. “A presença do Ministério da Agricultura aqui em Goiás para divulgar o Caminho Verde Brasil é fundamental. Vamos informar ao produtor que ele tem hoje uma oportunidade para transformar sua área degradada em uma área produtiva, com mais rentabilidade e cuidando do meio ambiente”, concluiu.

O agro em Goiás

Goiás se destaca no Brasil com valor bruto da produção (VBP) estimado em R$ 119,4 bilhões em 2025. O estado é o terceiro maior produtor de soja do Brasil e possui o terceiro maior rebanho bovino. O estado lidera a produção nacional em integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e se destaca em tecnologia, com Rio Verde sendo um polo de agricultura de precisão.

A safra 2024/2025 de grãos em Goiás deve atingir cerca de 35,4 milhões de toneladas, um crescimento estimado de 17% em relação ao ciclo anterior, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Compromisso com a sustentabilidade

O Programa Caminho Verde Brasil pretende recuperar 40 milhões de hectares de áreas degradadas para uso em sistemas de produção agropecuária e florestal sustentáveis no período de dez anos. O programa cria condições para um expressivo aumento da produção de alimentos e de biocombustíveis, sem desmatamento de novas áreas de matas nativas.

O Caminho Verde Brasil promove a segurança alimentar, apoia a transição energética e conserva o meio ambiente. O programa reforça a posição estratégica do Brasil na agenda global de desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também