Mapa destaca avanços da pecuária sustentável durante painel na COP30

Picture of Mapa

Mapa

Mapa destaca avanços da pecuária sustentável durante painel na COP30

Ministério participou do evento “O Futuro da Carne Sustentável”, um dos destaques da programação na AgriZone

Compartilhe:

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, nesta quarta-feira (12), de um dos principais momentos da programação da AgriZone, durante a COP30, em Belém (PA): o painel “O Futuro da Carne Sustentável: Trajetória de Descarbonização 2025–2050”, realizado na arena do espaço.

Na ocasião, ocorreu o lançamento do estudo “Trajetórias da Descarbonização para a Pecuária Bovina 2025–2050”, elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV Agro), por meio do Centro de Estudos do Agronegócio, a pedido do setor produtivo. O documento apresenta cenários e caminhos possíveis para reduzir as emissões líquidas da pecuária bovina brasileira, alinhando a cadeia da carne às metas globais de clima e sustentabilidade.

Representando o Mapa, Bruno Leite, coordenador-geral de Produção Animal, destacou a evolução do setor e a importância das políticas públicas na consolidação de uma pecuária mais produtiva e ambientalmente responsável.

“O estudo mostra de forma muito clara a evolução produtiva da pecuária de corte brasileira. Estamos em uma trajetória de aumento da produção e redução da área de pastagem, o que demonstra maior eficiência. Produzimos mais carne em uma menor área”, afirmou Bruno Leite.

Durante o painel, o representante do ministério ressaltou o papel de políticas públicas estruturantes, como o Plano ABC+, que, desde 2010, fomenta tecnologias sustentáveis e mecanismos de crédito e assistência técnica voltados à produção de baixa emissão de carbono.

“Essas políticas mostram resultados concretos. O Plano ABC definiu as tecnologias e criou os instrumentos de fomento, mas o sucesso depende do produtor, que tem respondido com eficiência e comprometimento. Estamos no caminho certo para uma pecuária mais sustentável e competitiva”, completou.

O painel reuniu representantes do governo, da academia e do setor produtivo, reafirmando a convergência entre ciência, políticas públicas e inovação. O estudo apresentado pela FGV indica que, com a intensificação sustentável e a adoção de tecnologias de mitigação, o setor pode reduzir em até 92% a intensidade das emissões até 2050, mantendo a produtividade e ampliando a eficiência do uso da terra.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também