Câmara aprova projeto que vai garantir reforma em moradias de famílias com baixa renda

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Zaher diz que projeto reforça compromisso social do prefeito

Câmara aprova projeto que vai garantir reforma em moradias de famílias com baixa renda

O valor máximo por intervenção será de R$ 30 mil, abrangendo desde reparos estruturais e elétricos até pintura, revestimento, substituição de portas e janelas, instalação de kits sanitários e adaptações para pessoas idosas ou com deficiência.

Compartilhe:

Câmara de Vereadores de Rondonópolis aprovou  o Projeto de Lei nº 401/2025, que cria o Programa Reforma Solidária, uma iniciativa voltada à reforma de moradias de famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade social. O projeto foi apresentado pelo prefeito Cláudio Ferreira (PL) e passou por duas votações em uma sessão ordinária e em outra sessão extraordinária; em ambas votações a medida foi aprovada de forma unanime; entre os vereadores presentes.

De acordo com o texto do projeto, o programa tem como finalidade garantir condições dignas de moradia, oferecendo projeto técnico, mão de obra, materiais de construção e equipamentos para pequenas reformas. Serão contempladas famílias cuja renda per capita não ultrapasse meio salário mínimo e que não tenham condições financeiras para custear melhorias habitacionais por conta própria.

O vereador, líder do prefeito, Ibrahim Zaher (MDB) destacou que os recursos serão do município e não do governo federal como chegou a ser colocado.

Ele ainda disse que a proposta reforça o compromisso com o social, por parte do prefeito, Cláudio Ferreira.

O valor máximo por intervenção será de R$ 30 mil, abrangendo desde reparos estruturais e elétricos até pintura, revestimento, substituição de portas e janelas, instalação de kits sanitários e adaptações para pessoas idosas ou com deficiência.

A execução do programa ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, em parceria com as secretarias de Habitação e de Pesquisa e Planejamento Urbano (SEPPUR).

As famílias interessadas deverão realizar cadastro junto à Secretaria de Assistência Social, passar por avaliação socioeconômica e vistoria técnica para comprovar a necessidade de reforma

A prioridade será dada a famílias cujas casas tenham sido classificadas pela Defesa Civil como em risco de desabamento ou inadequadas para moradia.

Os beneficiários não poderão vender o imóvel por um período de cinco anos após a reforma e estarão sujeitos à devolução dos recursos em caso de fraude

As despesas serão incluídas no Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA)

Deixe um comentário

Veja Também