FAO reconhece Programa Mais Leite Saudável como exemplo global de pecuária sustentável

Picture of Mapa

Mapa

FAO reconhece Programa Mais Leite Saudável como exemplo global de pecuária sustentável

Programa se mostra como um importante mecanismo capaz de financiar a transformação sustentável da pecuária de leite no Brasil

Compartilhe:

O Programa Mais Leite Saudável (PMLS), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi reconhecido oficialmente pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como uma das boas práticas e inovações em transformação sustentável da pecuária, iniciativa lançada pela FAO em comemoração ao seu 80º aniversário.

O reconhecimento foi formalizado nessa quarta-feira (15) durante o World Food Forum (WFF), evento anual realizado na sede da FAO, em Roma, que reúne líderes, pesquisadores e organizações internacionais para debater soluções sustentáveis para os sistemas agroalimentares.

De acordo com o coordenador geral de Produção Animal do Mapa, Bruno Leite, hoje o Programa se mostra como um importante mecanismo capaz de financiar a transformação sustentável da pecuária de leite no Brasil, mostrando o compromisso brasileiro com o tema.

“Muito se discute sobre como financiar a chamada transformação sustentável da pecuária. No Brasil, o Programa Mais Leite Saudável, através de seu desenho inovador de investimento que alinha recursos públicos e privados, se mostra como um sólido mecanismo para financiar ainda mais a sustentabilidade da cadeia produtiva do leite. Quem sabe esse não possamos expandir esse desenho para outras cadeias produtivas?”, indagou.

SOBRE O PROGRAMA MAIS LEITE SAUDÁVEL

Criado em 2015, o PMLS estimula empresas do setor lácteo a investirem em melhoria da qualidade do leite e capacitação de produtores rurais. O programa permite que indústrias e cooperativas utilizem parte dos créditos presumidos de PIS/Pasep e Cofins em projetos de assistência técnica, inovação e sustentabilidade.

Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 185 mil produtores em mais de 3 mil municípios brasileiros, com mais de 2 mil projetos aprovados e cerca de 900 empresas participantes. Os resultados incluem aumento da produtividade, melhoria na qualidade do leite e fortalecimento da renda dos produtores.

​•​Programa Mais Leite Saudável: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/producao-animal/programa-mais-leite-saudavel

​•​FAO – Reconhecimento de boas práticas: https://www.fao.org/one-health/highlights/highlights-detail/recognition-of-good-practices-and-innovations-in–sustainable-livestock-transformation–one-health–animal-health-and-reference-centers/en

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também