A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou na sessão dessa quarta-feira, o Projeto de Lei nº 399/2025, de autoria do prefeito Cláudio Ferreira (PL), que institui o programa Educa Roo – Prêmio Excelência em Sala de Aula, com previsão de sorteio de 12 veículos zero quilômetro para professores da rede pública municipal de ensino.
O projeto entrou em tramitação em regime de urgência e foi aprovado por unanimidade dos vereadores. A proposta ganhou nos bastidores o apelido de “Vale-Corolla”, em razão do prefeito ter citado na abertura do ano letivo que iria premiar professores com carros modelo Corolla da marca japonesa Toyota.
A medida cumpre uma promessa feita pelo gestor durante a abertura do ano letivo, quando garantiu que a Educação seria tratada como prioridade e que investiria em políticas de valorização e incentivo aos profissionais do setor.
Na ocasião, o anúncio dividiu opiniões dentro da categoria. Apesar do reconhecimento financeiro representar uma iniciativa inédita no município, o Sindicato dos Servidores Públicos do Municipio (Sispmur) criticou a proposta, alegando que a Prefeitura deveria priorizar questões estruturais da Educação, como infraestrutura escolar, plano de carreira e condições de trabalho.

Outros profissionais, porém, receberam a proposta como um diferencial motivacional.
De acordo com a mensagem enviada pelo Executivo à Câmara, o objetivo do programa é valorizar os profissionais da educação básica que estejam em efetivo exercício no município durante o ano de 2025. Os veículos serão sorteados entre os professores habilitados e selecionados conforme critérios que ainda serão estabelecidos em regulamento.
Poderão participar professores que estejam em efetivo exercício até a data do sorteio; as regras de participação serão detalhadas em regulamento a ser publicado por decreto do Executivo; O sorteio será realizado em evento público, com ampla divulgação e transparência; Haverá uma Comissão Especial Organizadora para acompanhar todo o processo; Serão observados os princípios de legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência no programa; A lista com os professores aptos a participar será divulgada publicamente.
Segundo o texto do projeto, o Educa Roo busca: Reconhecer o mérito e o compromisso dos professores; Incentivar a qualidade do ensino e o desempenho pedagógico; Estimular a formação continuada;Valorizar a profissão docente; e eforçar o papel estratégico da educação para o desenvolvimento do município.
As despesas decorrentes da execução do programa serão custeadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com uso de dotação orçamentária própria, podendo haver suplementação se necessário.





