As mudanças no calendário do futebol brasileiro, anunciadas nesta quarta-feira (1) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), podem colocar o União Esporte Clube na edição de 2026 da Série D do Campeonato Brasileiro.
A competição deve passar de 64 para 94 clubes, ampliando o número de participantes. Mato Grosso, a princípio, teria três vagas garantidas — Mixto, Luverdense e Primavera. Há ainda a possibilidade de o estado conquistar uma quarta vaga, por meio do Ranking Nacional de Clubes.
O União tem chances justamente nessa quarta vaga, em razão de sua posição no ranking, mas a confirmação dependerá do cumprimento de alguns critérios definidos pela CBF.
O campeonato está previsto para começar em 5 de abril e terminar em 13 de setembro. Seis equipes conquistarão o acesso à Série C, e a novidade será a criação dos playoffs, aumentando a competitividade e a emoção da disputa. O campeão ainda garantirá vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil.
Critérios de participação na Série D 2026:
- Critério 1: 4 vagas para os clubes que foram rebaixados da Série C de 2025;
- Critério 2: 64 vagas distribuídas entre as Federações Estaduais, conforme o Ranking Nacional de Federações de 2026;
- Critério 3: 28 vagas para os clubes que chegaram à 2ª fase da Série D de 2025, excluídos os que já se classificaram pelos critérios anteriores;
- Critério 4: Vagas remanescentes via Ranking Nacional de Clubes, após a aplicação do Critério 3 e considerando os times já classificados.





