Oliveira de Fátima, a menor cidade do Tocantins de acordo com o IBGE, está localizada a 126 km de Palmas. Com uma população de aproximadamente 1.124 habitantes, a cidade se destaca por possuir cerca de 10 mil cabeças de gado.
Assim como a maioria das cidades às margens da BR-153, Surgiu a cidade Oliveira de Fátima que possui uma avenida chamada Bernardo Sayão, que abriga os principais estabelecimentos comerciais, além da agência dos Correios, da Prefeitura, do posto policial e de uma escola estadual. Essa configuração é característica de uma cidade tipicamente interiorana.
Criada em 1972, foi distrito da cidade de Porto Nacional e depois de Fátima. Em 1995, aconteceu a emancipação. A primeira eleição para prefeitos e vereadores foi no ano seguinte.
Antes de Oliveira de Fátima ser um distrito e se tornar um município, o local era uma grande fazenda. As terras pertenciam ao pioneiro Filinto Gomes Sertão.
Quando a cidade foi criada ele tinha 44 anos. “Vendi cerca de 10 alqueires para prefeitura porque quando comprei do meu irmão, não havia estrada passando. Quando a estrada começou a passar eu desgostei e vendi.”





