O vereador Gerson Moreira (MDB) , o Investigador Geronson, revogou a Lei nº 14.288/2025, de sua autoria, após constatar semelhança com um projeto aprovado em 2017 pelo ex-vereador João Garcia de Souza, conhecido como João Mototáxi.

João havia reclamado publicamente da duplicidade, afirmando que as propostas eram praticamente idênticas e que tomaria providências a respeito. Gerson, por sua vez, explicou que, inicialmente, não tinha conhecimento da lei anterior e atribuiu a situação a uma falha de informação dentro da Câmara.
João explicou ao Primeira Hora, que o projeto atendeu uma indicação da servidora de carreira da Câmara, Dorothy Weigert.
“Diante disso, decidi revogar o meu projeto e atualizar o dele”, declarou o Investigador ao Primeira Hora, na semana passada.
Segundo Gerson, a proposta foi reformulada para atualizar a redação da lei de 2017, preservando sua essência, mas modernizando a nomenclatura para “Bueiro Sustentável”. Além disso, foram incluídos critérios mais específicos relacionados à proteção ambiental, sustentabilidade e eficiência no manejo das águas pluviais.
“Revogamos a norma mais recente (Lei nº 14.288/2025) para evitar duplicidade de regulamentação. Ao mesmo tempo, reforçamos o caráter sustentável e inovador da política pública, alinhando-a às demandas atuais de preservação ambiental e infraestrutura urbana”, concluiu o vereador.
As mudanças foram aprovadas na sessão da Câmara de Vereadores realizada na última quarta-feira (20).





