Criança engasgada é socorrida por policiais da Força Tática e sobrevive graças a ação rápida na Exposul

Picture of Primeira Hora

Primeira Hora

Reprodução

Criança engasgada é socorrida por policiais da Força Tática e sobrevive graças a ação rápida na Exposul

Ação rápida dos policiais militares foi fundamental para manter a criança de 1 ano e 5 meses respirando até a chegada do socorro especializado

Compartilhe:

Uma criança de 1 ano e 5 meses foi salva por policiais militares da Força Tática após se engasgar e ser levada desacordada pela mãe até o Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, durante a 51ª Exposul, na noite desta quinta-feira (07).

Seguda a mãe, ela procurou ajuda ao perceber que o filho havia ingerido leite, adormecido e, logo em seguida, começou a apresentar dificuldades respiratórias, ficando pálido e com o corpo frio. Sem saber o que fazer, a mãe pediu ajuda a um vizinho, que a levou até o parque em busca de socorro.

Ao chegar ao local, o 2º sargento PM Wellington foi o primeiro a tentar socorrer a criança, realizando a manobra de Heimlich, mas sem sucesso. Em seguida, foram feitas tentativas de desobstrução das vias aéreas por sucção nasal e bucal, também sem êxito. Diante da gravidade da situação, um dos policiais tomou a criança nos braços, abriu sua boca e, com o dedo indicador, conseguiu desobstruir parcialmente as vias aéreas ao remover a base da língua. Durante todo o deslocamento na viatura do Tático Comando até a base do Samu, os PMs mantiveram a criança respirando, ainda que com dificuldade.

Na base do Samu, a técnica de enfermagem Ana Paula assumiu os cuidados e conduziu o menino ao Pronto Atendimento Infantil de Rondonópolis, onde a equipe médica utilizou equipamentos específicos para concluir a desobstrução das vias aéreas.

De acordo com os profissionais de saúde, o atendimento imediato prestado pelos policiais foi crucial para garantir a sobrevivência da criança, que segue internada em observação por, no mínimo, 12 horas. A mãe permanece ao lado do filho, acompanhando sua recuperação.

Veja o vídeo:

Deixe um comentário

Veja Também