O ex-prefeito de Rondonópolis e atual secretário de Governo de Cuiabá, Ananias Filho (PL), pode entrar na disputa eleitoral do próximo ano e concorrer, pelo Partido Liberal, a uma vaga na Câmara dos Deputados.
O assunto, no entanto, ainda é tratado com discrição. O próprio Ananias, que também é presidente regional do PL, não confirma a informação publicamente. Apesar disso, há lideranças dentro da estrutura estadual do partido que defendem sua candidatura.

Ananias teria a seu favor o fato de ocupar um cargo estratégico na Prefeitura de Cuiabá e de presidir o diretório estadual do PL, o que lhe garante diálogo direto com os demais diretórios municipais do partido em todo o estado.
Em Rondonópolis, Ananias tem uma longa trajetória política: foi eleito vereador pela primeira vez em 2000 e reeleito em 2004 e 2008, sempre pelo PL. Durante sua atuação no Legislativo, chegou à presidência da Câmara Municipal e ainda foi prefeito eleito de forma indireta em 2012, e tentou a reeleição, sem sucesso, no mesmo ano.
Caso confirme sua candidatura, há possibilidade de Ananias formar uma dobradinha eleitoral com a vereadora Luciana Horta, a mais votada de Rondonópolis nas eleições do ano passado. Ele tem sido um dos principais defensores da candidatura dela dentro do partido e afirma que a vereadora conta com seu apoio.

Luciana tem como suplente o empresário Reydner Souza, ex-presidente do União Esporte Clube e neto do ex-vereador Ananias Martins, o “Velho Guerreiro”, figura histórica da política rondonopolitana, com mandatos nas décadas de 1970, 1980 e 1990, além de ter presidido a Câmara Municipal. Ele é sobrinho de Ananias Filho.

Ananias Filho também foi secretário de Estado de Esportes e assessor do senador Wellington Fagundes. No Senado, conquistou a confiança de lideranças nacionais da legenda, especialmente do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.
Dentro do partido, Ananias ganhou a reputação de “Midas” político, por ter conduzido o PL à vitória em municípios estratégicos de Mato Grosso nas últimas eleições, como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Primavera do Leste.





