O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), encaminhou para análise dos vereadores, na ordem do dia desta terça-feira (15), o projeto de lei que prevê a liquidação da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder).
A proposta deve ser incluída na pauta da sessão ordinária de amanhã e, para ser aprovada, precisa do voto favorável de ao menos 14 vereadores em duas votações. De forma cautelosa, o prefeito já enviou ofício à Câmara solicitando a realização de uma sessão extraordinária ainda na quarta-feira.
Cláudio Ferreira também anunciou que pretende realocar os servidores que serão exonerados com a extinção da Coder em uma cooperativa, com o objetivo de preservar os postos de trabalho.
Segundo o prefeito, a decisão pela liquidação se baseia na inviabilidade financeira da companhia. Ao longo de mais de sete meses, foram realizados estudos técnicos, análises contábeis e simulações de cenários, com a participação direta da equipe da Coder, da Procuradoria-Geral do Município, do Controle Interno, da Secretaria Municipal de Fazenda e com acompanhamento do Tribunal de Contas.
De acordo com a Prefeitura, foram avaliadas alternativas como a reestruturação administrativa e a própria liquidação da empresa.
Os servidores da empresa, por outro lado, tem se manisfestado contrário à decisão de liquidação.





