Brasil conquista reconhecimento internacional para suco de uva de Vitis labrusca na OIV

Picture of Mapa

Mapa

Brasil conquista reconhecimento internacional para suco de uva de Vitis labrusca na OIV

Redução do parâmetro de Brix amplia competitividade do produto brasileiro no mercado externo

Compartilhe:

O Brasil obteve uma importante conquista internacional no setor de alimentos de origem vegetal. No dia 20 de junho, durante a Assembleia Geral do 46° Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) ratificou a alteração da norma que estabelece o novo parâmetro mínimo de 14° Brix (teor de açúcar) para o suco de uva elaborado com a espécie Vitis labrusca, predominante na produção nacional.

A decisão representa um avanço para o setor produtivo, ao fortalecer a competitividade do suco de uva brasileiro e ampliar suas oportunidades de exportação.

Essa conquista se soma a outra aprovação relevante ocorrida em 2024, quando foi incluída no Codex Alimentarius uma emenda à Norma Geral para Sucos de Frutas e Néctares, reconhecendo as características específicas do suco de uva da variedade Vitis labrusca. A proposta, apresentada na Comissão do Codex Alimentarius (CAC), resultou na divisão do parâmetro de Brix em dois grupos: 16,0° Brix para sucos de Vitis vinífera e suas híbridas e 14,0° Brix para sucos de Vitis labrusca e suas híbridas.

Essa diferenciação torna as normas internacionais mais aderentes à realidade produtiva brasileira e às características específicas do suco nacional.

De acordo com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Hugo Caruso, “essa mudança é fruto de mais de sete anos de trabalho técnico da OIV, sendo uma conquista extremamente relevante para o Brasil e para o setor produtivo. Trata-se de um reconhecimento internacional das particularidades do suco de uva brasileiro e do rigor técnico-científico adotado durante todo esse processo”.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também