A Sociedade Esportiva Vila Aurora, o famoso Tigrão da Vila, comemora nesta quinta-feira (3) os 20 anos do maior feito da história do clube: a conquista do Campeonato Mato-grossense de 2005. Esse título marcou não apenas o clube, mas também a história do futebol de Rondonópolis, já que foi a primeira vez que um time da cidade venceu a primeira divisão estadual.
Conquista histórica e recordes estaduais
O Vila Aurora é o único clube de Mato Grosso a conquistar títulos em todas as divisões do futebol estadual — terceira, segunda e primeira, além da Copa Federação Mato-grossense de Futebol. Esse feito inédito ainda é motivo de orgulho para jogadores, dirigentes e torcedores, que relembram com emoção a campanha vitoriosa.

Campanha de superação
Naquele ano, o Vila Aurora era visto como azarão, enquanto os favoritos eram o União Esporte Clube e o Luverdense. A diretoria, liderada por Célio Correia (Célio Guiratinga), optou por um planejamento ousado: apostar em atletas experientes do futebol local.

Com o ex-zagueiro do União, Mário Sérgio Soares, como gerente de futebol, a primeira decisão foi contratar o técnico Marcos Birigui, que trouxe consigo o preparador físico Eduardo Henrique. Os dois formavam uma dupla perfeita, Birigui era o executor e Eduardo o pensador do tático, o resultado foi uma combinação vencedora, por onde a dupla passou.

A dupla realizou um laboratório na Copa São Paulo de Juniores, onde identificou talentos como o goleiro Junior Negão, o zagueiro Thiago Fofão e o meia-atacante Edmar.
Com a comissão técnica formada foi a hora de pensar no time.
Reforços de peso e virada histórica
A equipe manteve os atacantes Coelho e Moreno, e buscou reforços no rival União: Ronaldo (goleiro), Calado (lateral), Joel Preisner (meia) — apelidado de Senhor das Bolas Paradas — e Carioca (atacante), autor de dois gols na final.

Curiosamente, a diretoria do União, clube anterior de Joel, chegou a mudar a posição de uma das traves do Estádio Luthero Lopes para explorar a habilidade de Joel nas cobranças de falta — uma lenda viva do futebol mato-grossense.
O grupo de ex-jogadores do União, um ano antes, ficaram com o vice-estadual e saíram do clube, em baixa.
Fase final inesquecível
A campanha do Vila teve uma primeira fase discreta, mas ganhou força na segunda e brilhou na semifinal. Com Moreno em alta, o time eliminou o União diante de 16 mil torcedores, no Luthero Lopes, vencendo por 2 a 1. O destaque foi o goleiro Ronaldo, que defendeu um pênalti histórico cobrado por Peres, do União. O clássifico é um dos mais importantes da história dos dois clubes.

Na grande decisão contra o Operário de Várzea Grande, empate em 2 a 2 no primeiro jogo. No segundo, vitória por 3 a 1, com dois gols de Carioca, selando o título estadual de 2005. Carioca era reserva de Coelho, que estava cumprindo suspensão e não jogou aquela final.






