Conselheira da Santa Casa demonstra otimismo com recuperação financeira durante depoimento e reconhece que houve dependência de emendas

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Iracema durante depoimento à CEI

Conselheira da Santa Casa demonstra otimismo com recuperação financeira durante depoimento e reconhece que houve dependência de emendas

Compartilhe:

A conselheira da Santa Casa de Rondonópolis, Iracema Dinardi Peixoto, demonstrou otimismo em relação ao futuro financeiro do hospital durante depoimento prestado à Comissão Especial de Investigação (CEI) da Câmara Municipal. A comissão apura as causas do déficit acumulado da instituição, que ultrapassa os R$ 70 milhões.

Iracema destacou que a política de reengenharia financeira adotada pela atual diretora executiva da Santa Casa, Luciana Ignácio, já tem apresentado resultados concretos e que há perspectiva de equilíbrio nas contas em um prazo de até um ano. “Os ajustes vêm surtindo efeito e o cenário é de recuperação”, avaliou a conselheira.

Durante o depoimento, ela também reconheceu falhas históricas na gestão da unidade filantrópica. Segundo Iracema, muitos contratos firmados pela Santa Casa não passavam pelo crivo do conselho e o déficit enfrentado atualmente se arrasta desde o período da pandemia de Covid-19. Ela reconhecei que houve erros, como a falta de controle de gastos e a dependência excessiva de emendas parlamentares.

Ela lamentou ainda que muitas das emendas prometidas não se concretizavam, o que agravava a situação financeira do hospital. “Tivemos que aprender apanhando. Falar de emenda me dá urticária”, desabafou.

Sobre a relação com a ex-diretora Bianca Talita Franco, Iracema negou que tenha atuado como protetora da gestora. Afirmou que, sempre que identificava falhas, fazia as cobranças diretamente. Também confirmou que Bianca e o ex-conselheiro Ernando Cabral não mantinham uma boa relação institucional.

A conselheira ainda comentou sobre a negociação de uma fazenda que seria doada ao hospital, esclarecendo que o processo foi analisado pela Justiça.

O depoimento de Iracema faz parte da série de oitivas realizadas pela CEI para esclarecer as responsabilidades pela crise financeira da Santa Casa, uma das principais instituições de saúde de Rondonópolis.

Ela foi a nona pessoa a ser ouvida pelos vereadores.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também