Mudança na Eurocopa 2028 impacta seleções anfitriãs e acirra disputa por vagas

Picture of Mike Alves

Mike Alves

UEFA define vagas para seleções anfitriãs da Euro 2028
Foto: Chris Curry na Unsplash

Mudança na Eurocopa 2028 impacta seleções anfitriãs e acirra disputa por vagas

Compartilhe:

A Eurocopa é a principal competição de seleções do continente europeu, muitas vezes considerada uma espécie de Copa do Mundo sem os clubes da América do Sul. Porém, para a próxima edição, em 2028, estão previstas novidades significativas.

Sempre que mudanças acontecem, as decisões da UEFA movimentam os mercados da BetMGM, afinal, o mundo fica de olho na competição. Saiba quando apostar e quando parar.

Para 2028, uma situação inédita pode ocorrer: um país-sede ficar de fora da competição. Trata-se de uma decisão sem precedentes, que pode repercutir também na organização da Copa do Mundo.

Entenda a situação

Em 2022, a UEFA anunciou que a Eurocopa de 2028 seria realizada nos quatro países que compõem o Reino Unido — Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte — além da República da Irlanda. A proposta inicial previa o uso de seis estádios na Inglaterra e um em cada uma das demais sedes.

Porém, no fim de 2024, a Irlanda do Norte perdeu seu status de sede, pois o projeto apresentado não foi considerado viável. Com isso, os países-sede definidos foram Inglaterra, Escócia, País de Gales e República da Irlanda.

Com essa definição, o Comitê Executivo da UEFA decidiu reservar apenas duas vagas diretas para os anfitriões. As demais seleções precisarão disputar as Eliminatórias, o que abre a possibilidade inédita de uma edição da Eurocopa sem anfitrião representado em campo.

Inglaterra e País de Gales devem ficar com as vagas por mérito técnico, já que estão melhores posicionados no ranking da Euro entre os países-sede. Assim, Escócia e Irlanda terão que buscar a classificação via Eliminatórias ou torcer para que Inglaterra e País de Gales conquistem suas vagas normalmente, liberando as vagas reservadas.

As Eliminatórias, previstas para começar apenas após a Copa do Mundo de 2026, garantirão vaga direta aos 12 líderes de grupo, compostos por quatro ou cinco seleções, além dos oito melhores segundos colocados. As quatro vagas restantes serão definidas em playoffs entre os segundos colocados restantes e as duas seleções anfitriãs.

Decisão pode impactar Copa do Mundo

A decisão da UEFA pode abrir precedente e impactar também as competições da FIFA, como a Copa do Mundo. Não é segredo que as competições com várias sedes está se tornando comum e, com isso, o número de vagas reservadas também pode sofrer impacto.

Em 2026, serão três sedes: Canadá, EUA e México. Já em 2030, Espanha, Marrocos e Portugal estão confirmados, mas por ser uma edição centenária também terá jogos na América do Sul, com Argentina, Paraguai e Uruguai.

Portanto, se a FIFA seguir o modelo atual serão seis vagas destinadas para sedes, o que é considerado um número elevado. Em contrapartida, até então, não existem boatos de mudanças na Copa do Mundo, mas é uma situação para ficar em alerta após a decisão da UEFA.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também