A rivalidade política entre o ex-prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PSB), e o atual chefe do Executivo, Cláudio Ferreira (PL), pode ganhar um novo capítulo nas eleições do próximo ano. Desta vez, a disputa deve ocorrer por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com Pátio já articulando sua pré-candidatura e a possibilidade de Cláudio lançar sua esposa, Alessandra Crocco Ferreira, como representante do grupo político que comanda a prefeitura.
Apesar de ainda não confirmar a pré-candidatura da esposa, o prefeito tem sido questionado nos bastidores sobre o tema. Oficialmente, ele afirma estar focado na administração municipal. Pessoas próximas, no entanto, evitam descartar a possibilidade, e Alessandra vem ganhando cada vez mais protagonismo à frente da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.
Discreta, mas com discurso firme e crescente popularidade, Alessandra teve uma atuação de destaque recente durante um evento no bairro Alfredo de Castro, quando sua fala chamou a atenção pelo tom enérgico e desenvolto — reforçando a leitura de que seu nome está sendo testado para a disputa de 2026.

Por sua vez, Zé Carlos do Pátio articula sua volta à Assembleia Legislativa, onde já exerceu quatro mandatos. Para isso, deve deixar o PSB e se filiar ao Partido Verde (PV), que integra a Federação Brasil da Esperança, ao lado do PT e PCdoB. O ex-prefeito tem reforçado sua aproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), em busca de apoio para seu novo projeto político.
O possível embate entre Alessandra e Pátio pode ser visto como uma prévia do cenário eleitoral de 2028, quando o ex-prefeito é cotado para tentar retornar ao comando da prefeitura e possivelmente enfrentar Cláudio Ferreira novamente. Em 2020, os dois já se enfrentaram diretamente na disputa pela prefeitura, e Pátio saiu vencedor. Já em 2022, Cláudio venceu o embate indireto ao derrotar o então candidato Paulo José Correa, ex-diretor do Sanear e apadrinhado por Pátio.

Com isso, o “placar” eleitoral entre os dois está empatado em 1 a 1, o que torna a eleição de 2026 um possível tira-teima entre dois dos maiores protagonistas da política rondonopolitana.
Primeiras-damas na política local
A participação de primeiras-damas em disputas eleitorais em Rondonópolis não é novidade. Em 2022, Neuma de Moraes, esposa de Zé Carlos do Pátio, foi candidata a deputada federal. Em 2002, Ana Carla Muniz, esposa do ex-prefeito Percival Muniz, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa, ficando como suplente.

Outro exemplo é Teté Bezerra, esposa de Carlos Bezerra, que já exerceu mandatos como deputada estadual e federal.
Leia mais sobre o política: Câmara se mobiliza para 2026, metade dos vereadores de ollho na disputa
Acompanhe nosso Instagram e Twitter do Primeira Hora para mais conteúdos informativos.





